Visitas técnicas do Projeto Agroecologia Construindo Caminhos incentivam aprimoramento da gestão de propriedades agroecológicas

  • -

Visitas técnicas do Projeto Agroecologia Construindo Caminhos incentivam aprimoramento da gestão de propriedades agroecológicas

Entre os dias 22 e 31 de janeiro, famílias agricultoras integrantes do Projeto Agroecologia Construindo Caminhos na América Latina receberam visitas para implementação do LiteFarm, uma plataforma destinada à gestão de propriedades rurais agroecológicas. As visitas foram direcionadas às famílias pertencentes aos núcleos Alto Uruguai e Planalto da Rede Ecovida de Agroecologia no Rio Grande do Sul.

Atualmente, o projeto conta com 35 famílias registradas na plataforma e a meta é alcançar 45 famílias até o final deste semestre. O LiteFarm é uma ferramenta desenvolvida para gerar indicadores de agroecologia nas dimensões econômica, social e ambiental, a partir dos dados coletados nas propriedades. Além da implementação do LiteFarm, as visitas incluíram a coleta de amostras de solo nas propriedades.

Essa etapa, mais recente do projeto, visa obter informações precisas sobre a fertilidade do solo, permitindo recomendações adequadas e o ajuste dos manejos agroecológicos de acordo com cada realidade. O LiteFarm é resultado de um programa de pesquisa global que busca compilar dados sobre a produção agroecológica e oferecer suporte de gestão para famílias agricultoras, especialmente na América Latina.

O projeto conta atualmente com a participação de famílias agricultoras espalhadas por cinco países latino-americanos: Brasil, Paraguai, México, Equador e El Salvador. É uma iniciativa desenvolvida através de cooperação internacional entre a Fundação Interamericana (IAF), a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro – Brasil) e sete organizações que promovem a Agroecologia na América Latina: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – Rio Grande do Sul), Movimento Mecenas da Vida (Bahia), Centro Campesino e Rede Tijtoca Nemiliztli (México), Fundesyram (El Salvador), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador (Messe – Equador), Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguay).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress