Para cumprir nossa missão são desenvolvidas diferentes atividades:

Sensibilização, organização e mobilização

Sensibilização dos pequenos e das pequenas agricultoras sobre as possibilidades e oportunidades de produção de alimentos com base nos princípios da agroecologia.  Incentivo à adoção das práticas de agricultura de baixo carbono, da importância das ações cooperadas e parcerias com outros segmentos sociais para melhoria da qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável.

Capacitação e formação continuada

Realização de cursos, oficinas, experimentos e intercâmbios para conhecer, experimentar, compartilhar, difundir e socializar saberes. Saber fazer e saber o que faz e porque faz, para melhor compreender a realidade e possibilidades, qualificando as ações e potencializando resultados.

Assessoramento e monitoramento

Auxiliar no processo de gestão das unidades de produção familiares, dos empreendimentos coletivos criados nos espaços rurais e urbanos e na proposição e adequação de políticas. Realizar e avaliar para realizar com melhorar qualidade, num processo de aprendizagem permanente.

 

A ação do CETAP busca a viabilização da agricultura familiar através do uso de tecnologias de menor custo, que preservem a saúde das pessoas e o meio ambiente; a organização e gestão das unidades familiares de produção, com intervenção em toda cadeia produtiva (produção, processamento e comercialização de produtos); e, de estímulo e acompanhamento a iniciativas em cooperação, que fomentem a solidariedade entre os agricultores e agricultoras e entre estes e a população urbana.

As atividades no meio rural são realizadas com intuito de: contemplar toda a família dos agricultores (homens, mulheres, jovens e crianças) e, sempre que possível, de modo coletivo, buscar o aprendizado que venha a aperfeiçoar as atividades e ações de melhoria das condições de vida das pessoas e o fortalecimento comunitário.

No ambiente urbano são realizadas atividades com pessoas e organizações para sensibilização e capacitação sobre temas da alimentação saudável, consumo responsável e preservação dos recursos naturais.  A aproximação entre urbanos e rurais busca a construção de alternativas adequadas de abastecimento alimentar para promover soberania e segurança alimentar e nutricional, contribuindo para o desenvolvimento rural com sustentabilidade para toda população.


plugins premium WordPress