Vídeos abordam alimentação proteica e energética para Abelhas Nativas Sem Ferrão

  • -

Vídeos abordam alimentação proteica e energética para Abelhas Nativas Sem Ferrão

O meliponicultor precisa ficar atento à disponibilidade de alimento para as abelhas, principalmente quando tem enxames novos ou quando realiza divisões de enxame. Nestes casos e também no período de inverno ou quando a florada diminui na sua região, é necessário oferecer uma alimentação suplementar para manter os enxames fortes.

Esta alimentação suplementar pode ser energética ou proteica. O CETAP produziu dois vídeos abordando a alimentação das abelhas nativas e também como fazer estruturas para os ninhos com cera mista. O primeiro vídeo mostra como fazer o Bombom de Pólen, uma ótima opção de alimentação proteica para as Abelhas Nativas Sem Ferrão.

Alimentação Proteica para ASF – bombom de pólen

No segundo vídeo, explicamos como é feito o xarope para a alimentação suplementar, uma ótima fonte de energia para os momentos que diminuem as floradas ou no inverno.

Os vídeos também ensinam como fazer copinhos para alimentação com bombom de pólen e estruturas de cera mista (70% de apis e 30% de abelha nativa) para servir de invólucros e ser utilizados principalmente nas divisões de enxames, facilitando para as abelhas o trabalho de estruturação dos novos ninhos.

Xarope para alimentação energética de ASF e estruturas para ninhos com cera mista

—————————

Realização: Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP
Imagens e roteiro: Marcelo Araujo
Apoio: Equipe Técnica do CETAP – Rudian Martini e Emelson Bonamigo dos Santos
Projeto “Ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da sociobiodiversidade em propriedades de famílias agricultoras das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul”.
Apoio: SEMA/RS e RGE


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress