Valorizando a biodiversidade e gerando restauração ecológica dos potreiros

  • -

Valorizando a biodiversidade e gerando restauração ecológica dos potreiros

Os potreiros são Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT’s) que, historicamente, constituem as paisagens das propriedades rurais familiares na região Sul do Brasil. Associados ao entorno das casas, aos quintais, às áreas de lavoura, de pequenos roçados e às áreas de mata nativa, os potreiros trazem, na sua essência, os princípios dos Sistemas Agrosilvipastoris, ao associar espécies forrageiras, arbóreas e o elemento animal, sejam suínos, ovinos, bovinos ou mesmo galinhas.

A valorização da biodiversidade encontrada nos potreiros é capaz de contribuir para questões importantes enquanto resposta a problemas e desafios fundamentalmente atuais. As mudanças climáticas, o risco à segurança alimentar, hídrica e energética, o esvaziamento das propriedades rurais e o aumento da concentração fundiária, todos esses elementos de difícil solução podem encontrar, nos capões de mato e nos campos, pistas de novos caminhos e novas possibilidades.

O CETAP vem trabalhando na direção do fortalecimento destes sistemas produtivos através da aplicação de manejos que venham a potencializar os aspectos ecológicos, econômicos e culturais. Conheça um pouco mais desta proposta através do vídeo que lançamos sobre este tema:

———————————————————-

Realização: Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP
Imagens e roteiro: Tiago Zilles Fedrizzi
Apoio: Equipe Técnica do CETAP – Alvir Longhi, Andressa Ramos Teixeira e Thais Hopp
Imagens aéreas gentilmente cedidas pelo Coletivo Catarse, originalmente produzidas para o filme “Cooperações Agrobiodiversas em Prática”
Trilha sonora gentilmente cedidas pelo Coletivo Catarse:
– Ilex 2, 3 e 4 – Marcelo Cougo e Rafael Silva
– Carijoso – Gaita Livre
Projeto “Ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da sociobiodiversidade em propriedades de famílias agricultoras das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul”.
Apoio: SEMA/RS e RGE


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress