Técnicas de restauração e proteção de nascentes associadas a valorização da biodiversidade nativa

  • -

Técnicas de restauração e proteção de nascentes associadas a valorização da biodiversidade nativa

A água é um bem comum essencial para o bem viver das espécies e para a sustentabilidade e prosperidade dentro da agricultura de base ecológica, sendo indispensável para produção de alimentos.

Sua preservação tem ênfase nas ações realizadas pelo Cetap e, neste vídeo, explicamos algumas técnicas de restauração ambiental no entorno de nascentes, onde, em alguns casos, são associadas a intervenções físicas para melhoria da qualidade da água.

As técnicas citadas são: restauração por regeneração natural; plantio de mudas de espécies nativas arbóreas; roçada seletiva, SAF e construção de barreiras físicas, majoritariamente consideradas tecnologias sociais acessíveis, por serem realizadas com recursos de fácil acesso.

Os planos de manejo objetivam valorizar a sociobiodiversidade nativa possibilitando, em muitas realidades, a ampliação de renda das famílias.

———————————————————–
Realização: Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP

Imagens: Marcelo Araujo
Apoio: Equipe Técnica do CETAP – Êmily Barbosa Rodrigues e Mário Gusson
Projeto “Ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da sociobiodiversidade em propriedades de famílias agricultoras das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul”.
Realização: Cetap
Apoio: SEMA/RS e RGE

Ano 2023


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress