Experiências de produção sustentável em sistemas agroflorestais motivam intercâmbio no Sítio Dossel

  • -

Experiências de produção sustentável em sistemas agroflorestais motivam intercâmbio no Sítio Dossel

Um intercâmbio realizado no Sítio Dossel, propriedade de Josué Gregio, na comunidade de Lageado Bonito, em Sananduva/RS, reuniu representantes de grupos de agricultores do Núcleo Planalto da Rede Ecovida, professoras da Escola Pe. Alcides e integrantes do Projeto TransformAção, que agrega as cooperativas de recicladores em Passo Fundo/RS. O objetivo foi conhecer experiências de produção sustentáveis, cultivadas em sistemas agroflorestais.

Foi apresentado aos visitantes a experiência de diferentes estágios de sistemas produtivos, abarcando referências de um a quatro anos de sistemas agroflorestais. Os cultivos apresentados envolvem espécies de ciclos anuais e espécies vegetais arbóreas, que são implantadas na mesma área e que vão sendo manejadas de forma a manter o sistema com ciclagem de nutrientes, almejando sustentabilidade ambiental e econômica, assegurando maior autonomia e independência ao agricultor.

Os visitantes ficaram impressionados com a experiência desenvolvida e se desafiaram a multiplicar essas iniciativas em suas propriedades e locais de referência. Destacaram o aprendizado e conhecimento acumulado para compreender os arranjos produtivos e os cultivos realizados, consorciando e combinando as variedades anuais e perenes. Parabenizaram o jovem agricultor e vêem perspectiva futura para a viabilidade da atividade de agricultura familiar e produção de alimentos mais saudáveis.

Encerrou-se o encontro com um coquetel para degustação de alimentos produzidos na propriedade e transformados pelo Restaurante Utopia, parceiro da proposta da agricultura ecológica em Sananduva, através do Grupo Pé na Terra. A atividade, realizada no dia 27 de junho, foi coordenada pelo CETAP e integrou as ações do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido em parceria com a Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress