Seminário técnico sobre manejo de citros

  • -

Seminário técnico sobre manejo de citros

Dando sequência aos Seminários Técnicos sobre Agroecologia, foi realizado no dia 21 de setembro o Seminário em Aratiba/RS, com o tema “Manejo de citros – plantio e condução”. A atividade iniciou na SUTRAF e depois os 38 participantes realizaram uma visita na propriedade do agricultor Eleandro Gonçalves.

O encontro ajudou no aprofundamento do debate sobre produção orgânica, levando informação técnica sobre sistemas de produção, condução e manejo das culturas. Neste dia foi possível aprofundar as técnicas de manejo em citros, desde o plantio, com ênfase no planejamento e na condução dos pomares.

Foi destacada a importância comercial que a cultura traz para o desenvolvimento regional, onde muitos agricultores e agricultoras familiares tiram o sustento de suas famílias desses cultivos. Na região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, a produção de citros orgânicos ultrapassa 1.200 toneladas por ano, o que significa mais de R$ 800.000,00 contribuindo no desenvolvimento dos municípios.

O mercado de laranja orgânica para mesa e suco vem numa crescente e, junto com isso, aumentam os desafios para ampliar áreas de cultivo e ainda melhorar a qualidade das frutas. As frutas precisam ser bem conservadas e isso requer cuidados com os tratos culturais, adubação, manejo na colheita e no transporte.

Neste sentido, o seminário também abordou o planejamento de novos pomares. É importante a escolha da área com possibilidade de manejo mecanizado, estradas de acesso para ajudar nos tratamentos e na colheita, sendo cada vez mais constatada a dificuldade de mão de obra. Com famílias menores para dar conta do trabalho, a mecanização acaba contribuindo nos manejos dos pomares.

Também é fundamental realizar a análise de solo e seguir com calagem, correção e consórcio de vegetações com plantas de cobertura verde entre gramíneas e leguminosas, as quais contribuem na disponibilidade de nitrogênio e outros nutrientes para as plantas, além da incorporação de matéria orgânica ao solo. Outro fator destacado foi a clareza da finalidade do pomar, ou seja, queremos frutas para mercado ou para suco? Isso interfere na escolha de variedades e na janela de maior ou menor tempo de colheita.

A visita realizada a um pomar, na parte da tarde, oportunizou entender na prática os manejos de preparo do terreno, distanciamento entre plantas, poda de condução, adubação, tratos culturais entre outras dúvidas que surgiram no decorrer da visita e foram sendo sanadas pelos agricultores e técnicos presentes.

Pela importância desta cultura na Região do Alto Uruguai, ficou o indicativo deste tema ser aprofundado e trabalhado com uma frequência determinada. A partir disso, foi acordada a continuidade no processo formativo, que será planejado pelos agricultores familiares e entidades parceiras. Os Seminários Técnicos sobre Agroecologia são uma promoção da COOPERTEC e CETAP, com o apoio da Cresol.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress