Seminário sobre agroecologia debate o manejo de solo em São Valentim

  • -

Seminário sobre agroecologia debate o manejo de solo em São Valentim

No dia 16 de março aconteceu o Seminário com o tema “Agroecologia, manejo de solo e insumos biológicos”, na Comunidade São João, em São Valentin/RS. Participaram 45 agricultores familiares e representantes de entidades parceiras da produção agroecológica na região. O seminário foi organizado pelo CETAP e pela COOPERTEC, com o apoio da CRESOL.

O objetivo foi oportunizar a formação para agricultores e agricultoras familiares nos temas relacionados a agroecologia, aprofundando a importância de mantermos um ambiente em equilíbrio. Com uma visão sistêmica, trabalhamos para garantir a qualidade nutricional do solo, na parte dos minerais, da matéria orgânica, da água e do ar. Isso em equilíbrio possibilitará um resultado econômico satisfatório para as famílias e um ganho ambiental importante para toda a sociedade.

Segundo Ana Primavesi: “um solo sadio, gera uma planta sadia e esta não será atacada por pragas, pois na natureza, ‘praga’ é um grande indicador de que naquele solo falta algo e, portanto, a planta não está bem nutrida”. Uma planta sadia produz um alimento com maior qualidade e, por consequência, pessoas sadias.

No seminário foi destacado que o solo responde de maneira diferenciada às formas de manejo adotadas pelo ser humano, correspondendo com alta ou baixa produção. Por isso, o uso de forma racional e sustentável, depende do conhecimento dos efeitos dos diferentes sistemas de manejo utilizados sobre aspectos determinantes da qualidade do solo e a redução na degradação das partes físicas, químicas e biológicas.

São nos detalhes que muitas vezes a gente compromete todo um sistema de produção. A agroecologia requer o equilíbrio entre todos os seres. Em muitos casos, a permanência da família na agroecologia requer frequência de participação em atividade de formação e qualificação, além do acompanhamento técnico.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress