Seminário promove discussão sobre manejo do solo e produção agroecológica em Erval Grande

  • -

Seminário promove discussão sobre manejo do solo e produção agroecológica em Erval Grande

No dia 29 de maio, na comunidade de Caruzo, localizada no município de Erval Grande/RS, aconteceu um seminário voltado ao manejo ecológico do solo e à produção agroecológica. Organizado pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SUTRAF), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), o evento reuniu agricultores familiares da região, interessados em discutir práticas sustentáveis e a produção de alimentos saudáveis.

O seminário envolveu famílias agricultoras dispostas a se engajar em diálogos sobre a transição para a agroecologia e a sustentabilidade dos agroecossistemas. Os principais tópicos abordados incluíram a importância do manejo ecológico do solo por meio da adoção de técnicas conservacionistas e a relevância da produção biodiversa de alimentos saudáveis. A iniciativa também buscou proporcionar um momento de formação e capacitação, fortalecendo o conhecimento e as práticas agroecológicas entre os participantes.

Durante o evento, foram mapeadas famílias que, no próximo período, receberão visitas para uma melhor compreensão de suas realidades, visando o avanço na produção agroecológica. Além disso, estão agendadas oficinas temáticas que terão como foco a transição agroecológica, oferecendo aos agricultores ferramentas e conhecimentos para a adoção de práticas mais sustentáveis.

Atividade busca incentivar a produção agroecológica na região

A agroecologia representa um conjunto de valores e princípios que reconhecem e respeitam todas as formas de vida e o meio ambiente, se tornando mais que uma escolha como forma saudável de produção de alimentos, mas uma necessidade para garantir sustentabilidade, justiça social, soberania e segurança alimentar, além de ajudar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Este seminário integra as ações da Campanha “Semeando Saúde: Agroecologia e Alimentação Solidária”, promovida pelo Projeto Consumidores e Agricultores em Rede, que une quatro organizações do sul do Brasil: AS-PTA, Centro Vianei, Cepagro e CETAP. Buscando oferecer uma resposta coletiva a problemas coletivos, o projeto criou redes de apoio para estimular a produção agroecológica, garantir o abastecimento das populações urbanas com alimentos saudáveis e combater a fome.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress