Seminário destaca importância da preservação das abelhas nativas

  • -

Seminário destaca importância da preservação das abelhas nativas

No dia 6 de dezembro de 2022 aconteceu um Seminário Técnico sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão, na Escola Estadual Professora Fernandina Rigoti, em Itatiba do Sul/RS. O evento contou com a participação de 53 pessoas da região Alto Uruguai, entre agricultores familiares, estudantes e técnicos que prestam assessoria à produção agroecológica.

Muitos enxames de abelhas nativas estão morrendo em seus habitats naturais, seja pela destruição das florestas, pela retirada incorreta do mel e também pela captura do enxame sem o conhecimento técnico necessário, que acaba pondo em risco toda a colmeia. Nossa biodiversidade estará em risco se as abelhas forem desaparecendo, por isso, pensando em reverter esse quadro, apostamos na formação das pessoas para conhecer mais sobre as abelhas nativas. Um dos objetivos deste seminário foi demonstrar os benefícios que as abelhas trazem para a humanidade.

Foi destacado que é preciso investir num modelo de agricultura que contribua para termos um agroecossistema mais equilibrado. Neste sentido, as abelhas têm um papel muito importante, pois polinizam as flores, que geram sementes e frutos, que alimentam todas as outras espécies. As abelhas nativas sem ferrão ou melíponas são responsáveis por até 90% da polinização de algumas espécies nativas do Rio Grande do Sul. No entanto, o desmatamento desordenado e a perda de habitat natural reduziram significativamente as populações das abelhas nativas.

O trabalho com abelhas nativas sem ferrão pode ser realizado tanto no meio rural, como em espaços urbanos, já que não oferecem nenhum risco para as pessoas. Ao final do seminário, foram disponibilizadas quatro colmeias de abelhas nativas para a escola que sediou o evento. Estas caixas de abelhas servirão para estudo e estarão integradas às atividades docentes relacionados à sustentabilidade e à produção de alimentos agroecológicos.

Ações como esta realizada em Itatiba do Sul consiste em ampliar e difundir o conhecimento técnico, além de divulgar a importância das abelhas na natureza, capacitando pessoas para o manejo de enxames, desde a captura até a multiplicação. Os Seminários Técnicos sobre Agroecologia são uma promoção da COOPERTEC e CETAP, com o apoio da Cresol e, nesta edição, contou também com a parceria da Prefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress