Seminário debate sobre sementes crioulas, produção de grãos e insumos biológicos em Jacutinga

  • -

Seminário debate sobre sementes crioulas, produção de grãos e insumos biológicos em Jacutinga

No dia 10 de agosto, Jacutinga/RS sediou o Seminário Técnico sobre Agroecologia, com o tema “Sementes crioulas, produção de grãos e insumos biológicos”. A atividade, realizada na Câmara de Vereadores do município, reuniu 44 agricultores e agricultoras, além de representantes de entidades parceiras que atuam junto à agricultura familiar.

O Seminário debateu a produção orgânica, apresentando informações técnicas sobre sistemas de produção, sementes, controle com insumos biológicos e dinâmicas de comercialização. Foi destacada a necessidade de converter o modelo de agricultura baseado em insumos químicos sintéticos e transgênicos, que contaminam o solo, os alimentos, o ser humano e os recursos naturais, para uma agricultura sustentável, baseada no controle biológico e que utilize insumos orgânicos.

Outro aspecto discutido foi sobre as sementes crioulas, buscando identificar varietais que os agricultores têm domínio sobre a multiplicação e que apresentam potencial de produção satisfatório. Um dos momentos do encontro proporcionou a troca de sementes e mudas entre os presentes.

Por fim, foram apresentadas dinâmicas de comercialização de produtos orgânicos, com dados sobre a demanda atual e perspectivas futuras, onde as famílias agricultoras podem ser integradas. O desafio é avançar na transição de suas propriedades para o cultivo de orgânicos, ampliando a área de produção agroecológica certificada na região.

A partir deste trabalho, surgiram demandas de visitas de orientação e planejamento de produção, tanto por parte dos agricultores presentes, como do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Este seminário faz parte do Termo de Fomento nº. 909823/2021 – Plataforma Mais Brasil nº. 024184/2021, com objetivo de incentivar a produção orgânica, fortalecimento da agricultura familiar e cooperação. O evento foi promovido pela Coopertec, realizado através de uma parceria com o CETAP e contou com o apoio da Cresol.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress