Seminário debate sobre o sistema de plantio direto de hortaliças

  • -

Seminário debate sobre o sistema de plantio direto de hortaliças

Com o objetivo de oportunizar formação para agricultores e agricultoras familiares nos temas relacionados à agroecologia, aconteceu no dia 10 de novembro, na sede da Cresol, em Sananduva/RS, um Seminário Técnico sobre SPDH – Sistema de Plantio Direto de Hortaliças. Participaram 60 pessoas, entre agricultores familiares e representantes de entidades parceiras da produção agroecológica na região.

O SPDH prevê um conjunto de práticas, mas o principal é a proteção permanente do solo com palhas, utilizando plantas de cobertura para formar biomassa. Isso significa reduzir o estresse relacionado a fatores como temperatura, umidade, luminosidade entre outras contribuições.

O sistema de plantio direto possibilita o desenvolvimento da microbiologia do solo, sendo esses microrganismos responsáveis por uma porcentagem significativa do sequestro de carbono no solo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das plantas. O sistema de plantio direto de hortaliças na palha é uma tecnologia de domínio das famílias e que através de momentos formativos como este e visitas, podemos fazer com que mais propriedades possam aderir, diminuindo a necessidade de aplicar insumos externos, mantendo mais água no sistema e resultando num solo de qualidade para as plantas.

Como resistência e também como base de uma nova proposta de desenvolvimento, a agricultura familiar agroecológica tem função estratégica na produção, mas também na sua condição de multifuncionalidade em temas como segurança e soberania alimentar, geração de trabalho e renda, dinamização econômica, conservação ambiental, proteção e preservação da biodiversidade, preservação cultural e valorização da vida no campo.

Fica o desafio de avançarmos nas áreas com produção orgânica, onde a transição iniciada pelo sistema de plantio direto sobre a palha contribui na redução de custos de produção, mantêm a produtividade e cria autonomia para as famílias.

O seminário foi um momento de retomarmos a trajetória da construção da agroecologia, onde grupos se articulam para construir alternativas ao modelo convencional de produção. Através de suas organizações, famílias agricultoras apoiam-se mutuamente para permanecer na agricultura, produzindo alimentos, com domínio dos meios de produção. Os Seminários Técnicos sobre Agroecologia são uma promoção da COOPERTEC e CETAP, com o apoio da Cresol.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress