Seminário debate produção agroecológica e sanidade de mudas

  • -

Seminário debate produção agroecológica e sanidade de mudas

O Clube Uassari, em Itatiba do Sul/RS, sediou no dia 13 de setembro o Seminário Técnico sobre Agroecologia, com o tema “Agroecologia, produção e sanidade de mudas”. A atividade reuniu 55 pessoas da região do Alto Uruguai Gaúcho, entre agricultores familiares e representantes de entidades parceiras.

O objetivo foi aprofundar o debate sobre produção orgânica, apresentando informações técnicas sobre sistemas de produção e manejo de cultura. Neste dia também foram aprofundadas técnicas de produção e sanidade de mudas de batata-doce.

No seminário procurou-se fazer uma reflexão sobre a produção orgânica, agroecológica, que muitas vezes vai na contramão da agricultura convencional. A agroecologia diz respeito a uma produção que respeita e se adapta ao ecossistema local, proporcionando o seu potencial produtivo. A agroecologia busca recuperar os saberes populares sobre os manejos agrícolas, mas também sobre a forma como se dá a nossa relação com a terra e a natureza, produzindo alimentos limpos, seguros para quem produz e para aqueles que consomem, ou seja, promovendo a segurança e a soberania alimentar.

Durante a apresentação da assessora Andrea Becker, da Embrapa Clima Temperado, foram trabalhados assuntos relacionados a agroecologia e mais específicos sobre a produção e sanidade de mudas de batata-doce. Também foi destacada a importância do consumo humano de batata-doce, pelo seu potencial nutricional. A produção exige bastante cuidado, onde as mudas fazem muita diferença no resultado final, sendo assim, necessário ter um local isolado da lavoura para a produção de mudas, que possibilite monitoramento frequente e controle de insetos e outras doenças que venham a desenvolver patógenos para a cultura.

A partir da observação e das pesquisas se identificou que a cultura para ser produtiva precisa de um certo estimulo, ou seja, muitas vezes o clima possibilita isso pelas mudanças de temperatura, ou ainda é possível com interferência humana, sendo retirada parte das folhas, o que propicia e estimula a planta a produzir, no sentido de que ela possa garantir a sobrevivência futura.

Todos os processos na produção são de grande importância, iniciando com mudas de qualidade, correção de solo, preparo dos camaleões, tratos culturais, irrigação, rotação de culturas e que esse possa ser com espécies de gramíneas, onde tem uma grande contribuição para a qualidade da próxima safra, já que a matéria orgânica no solo propicia raízes de melhor qualidade.

No período da tarde foram apresentadas dinâmicas de comercialização construídas através da Associação Regional de Cooperação e Agroecologia, a Ecoterra, que demonstrou a evolução na demanda de alimentos orgânicos, que significa hoje um desafio e também uma oportunidade disponível para as famílias da região.

Ao final dos trabalhos surgiram algumas demandas de visitas de orientação e planejamento de produção, por parte de famílias presentes, que participam pela primeira vez de uma atividade onde foi trabalhada a parte teórica da produção e apresentadas dinâmicas de comercialização envolvendo a parte funcional de logísticas e preço dos alimentos. Este Seminário faz parte de uma série de eventos que estão sendo promovidos pela COOPERTEC e o CETAP, com apoio da CRESOL e parcerias da Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.







Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress