Seminário debate desafios e perspectivas da cadeia produtiva do pinhão

  • 0

Seminário debate desafios e perspectivas da cadeia produtiva do pinhão

No dia 10 de julho, em Vacaria/RS, foi realizado o 2º Seminário Territorial: desafios e perspectivas da cadeia produtiva do pinhão nos Campos de Cima da Serra. O objetivo foi debater e socializar experiências sobre os desafios e perspectivas da cadeia produtiva do pinhão, articulando atores locais e regionais que constituem esta cadeia, a fim de criar uma rede capaz de propor soluções para as demandas identificadas. O evento foi promovido pelo CETAP – Centro de Tecnologias Alternativas Populares, conjuntamente com a Câmara Temática de Agroflorestas do CODETER Campos de Cima da Serra e o PGDR/UFRGS.

Inicialmente foi desenvolvida uma dinâmica de apresentação, onde cada participante pode expressar qual sua relação com a cadeia produtiva do pinhão. O seminário reuniu representantes de grupos de agricultores extrativistas de pinhão, cooperativas e empreendimentos de comercialização, organizações de apoio, fomento e assistência técnica, sindicato de trabalhadores rurais, instituições de ensino superior, além de integrantes de duas secretarias do Estado do Rio Grande do Sul, SEMA (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e SDR (Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo).

Após uma retomada histórica sobre o processo de articulação desta cadeia produtiva na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, extrativistas, processadores e gastrônomos partilharam experiências e percepções sobre os desafios e potencialidades do pinhão. O chef Rodrigo Bellora, integrante do movimento Slow Food, falou sobre a relação e o trabalho junto ao público urbano, que valoriza a apresentação e a capacidade de rastreabilidade de origem dos produtos, destacando a valorização do aspecto regional do pinhão. Restaurantes e empreendimentos têm o papel de serem difusores e multiplicadores, apresentando novos usos para o pinhão. Lídia Figueiró, do empreendimento Encontro de Sabores, relatou a experiência no processamento e desenvolvimento de novos produtos a base de pinhão. Destacou a necessidade de ampliar a divulgação dos diferentes usos que o pinhão pode ter na elaboração de pratos, especialmente os salgados, além de reforçar que as próprias organizações parceiras precisam assumir mais sistematicamente seu consumo em suas atividades.

Os agricultores extrativistas relataram as dificuldades de serem pioneiros e também a perspectiva de geração de trabalho e renda, buscando alternativas para qualificar e encurtar o caminho entre produtores e consumidores. Os representantes das cooperativas de comercialização abordaram a relação entre preço e apresentação do produto, a partir da ótica dos consumidores e como a Ceasa tem papel decisivo na regulação dos preços nos grandes centros. O pinhão tem consumo sazonal e as exigências legais e sanitárias dificultam subprodutos que possam ser comercializados durante o ano todo.

O Araucária+ é uma iniciativa de valorização econômica da Floresta com Araucárias. O grupo apresentou algumas experiências já realizadas e abriu a possibilidade de contribuir na conexão entre produtores e o mercado consumidor, especialmente na viabilização de novos projetos. Entre os encaminhamentos do seminário, está a realização de um encontro para planejamento da próxima safra do pinhão; avançar na classificação e padronização, socializando conhecimentos técnicos de processamento; além de promover o debate sobre as diferenças entre o processamento primário e as agroindústrias, para avançar no beneficiamento e exigências legais para comercialização de novos produtos. Os participantes também puderam apreciar no almoço e no coquetel de encerramento diversos pratos preparados a base do pinhão.

 

[FAG id=519]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress