Representantes de diferentes núcleos da Rede Ecovida RS avaliam e projetam novas ações para o Projeto Redes Ecoforte

  • -

Representantes de diferentes núcleos da Rede Ecovida RS avaliam e projetam novas ações para o Projeto Redes Ecoforte

Tags : 

Nos dias 11 e 12 de julho de 2016 foi realizado em Giruá, região das missões do Rio Grande do Sul, o 3° Encontro Estadual de Avaliação e Planejamento das Ações e Socialização dos Aprendizados gerados pelo Projeto Redes Ecoforte, envolvendo representantes dos diferentes núcleos da Rede Ecovida do RS. O projeto é gestado pelo CETAP e desenvolvido por diversas entidades que trabalham o tema da agroecologia em todo o estado. O encontro teve como propósito dar continuidade ao processo de aprofundar e socializar conhecimentos técnicos sobre o processamento de frutas nativas, processados de verduras e legumes e de cereais, bem como, realizar um processo de avaliação do andamento do projeto até o momento e realizar o planejamento das ações e estratégias futuras.

Foram realizadas duas visitas a campo, sendo uma delas à Unidade de Processamento de Frutas Nativas do Grupo de Famílias Bela Vista e outra ao Quiosque Aldeia Yatay. Além das visitas, o segundo dia do encontro foi momento dos participantes realizarem um processo de avaliação das atividades desenvolvidas até o momento, bem como discutir, planejar e propor ações futuras a serem realizadas na perspectiva de promover a valorização da sociobiodiversidade e redes de comercialização.

220716_ecoforte-grupo-bela-vista
Participantes conheceram o trabalho do Grupo Bela Vista

O Projeto Rede Ecoforte é financiado pela Fundação Banco do Brasil e BNDES, permitindo fomentar redes de agricultores e agricultoras experimentadoras, através da implementação e difusão, no âmbito territorial, de uma série de tecnologias sociais agroecológicas, adaptadas aos diferentes contextos socioeconômicos e ecológicos. Essas tecnologias contribuem para aumentar e diversificar a produção agroecológica e a oferta de produtos de qualidade à mesa dos consumidores, bem como articular redes de comercialização dinamizadas entre as diferentes regiões que participam do projeto.

220716_ecoforte-quiosque-yatay
Grupo visitou o Quiosque Aldeia Yatay

Diversas lideranças de entidades e grupos de agricultores das regiões do Litoral Norte do RS, Vale do Rio Pardo, Sul, Planalto, Serra, Alto Uruguai, Missões e Campos de Cima da Serra estiveram presentes na reunião e apresentaram os avanços em suas regiões em relação a produção e processamento da sociobiodiversidade local e o desenvolvimentos de cadeias de distribuição e comercialização.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress