Recicladores criam horta urbana para qualificar refeições preparadas na cooperativa

  • -

Recicladores criam horta urbana para qualificar refeições preparadas na cooperativa

A Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque Bela Vista – Recibela, de Passo Fundo/RS, está organizando uma horta com o objetivo de produzir alimentos orgânicos no entorno do pavilhão de reciclagem. A equipe técnica do CETAP está acompanhando o trabalho de planejamento, preparação do solo, montagem dos canteiros e início da produção. As atividades vêm acontecendo desde começo de outubro, numa construção conjunta com os recicladores cooperados.

Para aproveitar o espaço no entorno do pátio, que é pequeno, foi organizada uma horta para cultivo de hortaliças, utilizando pneus. Também foram realizadas podas e desbaste de árvores frutíferas e de sombra. Já atrás do antigo pavilhão, que tem um espaço maior, foi feito o preparo do solo para o cultivo de tubérculos e grãos. Na sequência também foi pensado o plantio de mudas frutíferas no intuito da implementação de um sistema agroflorestal e a construção de uma composteira para transformar os resíduos orgânicos em adubo. Este trabalho prático é acompanhado de encontros de formação, visando uma melhor compreensão destes temas por parte dos cooperados e também das cozinheiras que preparam os alimentos diariamente na cooperativa.

Serão cultivadas hortaliças, grãos e tubérculos que possam ser utilizados nas refeições dos cooperados, a fim de enriquecer de forma saudável os cardápios do café da manhã, almoço e lanche da tarde preparados dentro da própria cooperativa. A demanda surgiu da própria cooperativa, que convidou o CETAP para contribuir no projeto. Inicialmente aconteceu uma conversa com a coordenação da cooperativa para identificar os interesses e expectativas, mapeando a situação atual e apresentando possibilidades de trabalho. Nessa construção definiu-se priorizar a produção de alimentos para autoconsumo, devido a necessidade imediata dos cooperados, que em sua maioria fazem suas únicas refeições na própria cooperativa.

A proposta é que a equipe do CETAP faça um acompanhamento mais intensivo neste primeiro momento, realizando treinamentos e oficinas para que os próprios cooperados possam aprender a produzir seus alimentos, resultando em maior autonomia e menor necessidade de acompanhamento externo no futuro. Estão envolvidos nesta ação mais de 60 recicladores cooperados, técnicos do CETAP e também representantes do projeto TransformAção.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress