Projeto estimula a emancipação, autonomia e empoderamento das mulheres

  • 0

Projeto estimula a emancipação, autonomia e empoderamento das mulheres

O Cetap está desenvolvendo um projeto em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia – FLD, que visa a promoção do protagonismo e do empoderamento feminino através de encontros pautados na agroecologia e na educação popular.

Quatro grupos de mulheres assessorados pelo Cetap, com diferentes características, estão diretamente envolvidos nas atividades do projeto. Um dos grupos reúne mulheres urbanas, residentes na cidade de Passo Fundo, que participam do Coletivo Boia Bacana. Outro grupo se chama Flor de Pitanga, constituído por mulheres rurais de Itatiba do Sul que se organizaram para o processamento de alimentos ecológicos, buscando a geração de renda. Há ainda um grupo de mulheres rurais atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Itatiba do Sul que estão em situação de vulnerabilidade social e manejam um horto medicinal, além de um grupo de mulheres urbanas e rurais beneficiárias do CRAS de Lagoa Vermelha, que construíram uma horta comunitária, buscando no cultivo de alimentos uma estratégia de melhora da qualidade alimentar e de redução da insegurança alimentar da comunidade.

Durante o mês de julho foram desenvolvidas as primeiras atividades do projeto. Um intercâmbio possibilitou que as mulheres do Grupo Flor de Pitanga pudessem conhecer a organização de uma propriedade que possui uma agroindústria familiar, acompanhando como acontece o processamento de alimentos e a preparação para a comercialização.

Também foram realizadas duas oficinas sobre práticas de autocuidado e integração entre um grupo de mulheres atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social de Lagoa Vermelha e de Itatiba do Sul, além de uma oficina sobre protagonismo feminino e capacitação para o empreendedorismo e geração de renda, com as mulheres integrantes do Coletivo Boia Bacana.

Wordpress Photo Gallery

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress