Projeto agroecologia construindo caminhos tem nova etapa na região norte gaúcha

  • -

Projeto agroecologia construindo caminhos tem nova etapa na região norte gaúcha

A equipe técnica do CETAP que atua na região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul realizou um planejamento para a ampliação do número de famílias envolvidas no projeto “Agroecologia na América Latina: construindo caminhos”. Na atividade realizada no escritório do CETAP, em Erechim/RS, também foram indicados jovens bolsistas que vão atuar no cadastramento das informações no aplicativo LiteFarm.

Segundo Giovani Gonçalves, que atua na coordenação do projeto, o objetivo foi olhar como está o andamento do projeto na área de atuação do CETAP e a amplitude que ele está tomando, avaliando os principais limites e avanços no último período. “Temos a pretensão de até o final do mês de outubro finalizar e renovar os planos de cultivos das famílias já cadastradas no LiteFarm, para podermos começar a fazer as análises dos dados produtivos”, destacou Giovani.

Para os próximos meses está prevista a ampliação do número de integrantes do projeto, que pretende envolver 35 famílias neste período de desenvolvimento do aplicativo LiteFarm, uma ferramenta de gestão da propriedade rural e de indicadores da produção agroecológica na América Latina. O CETAP já vinha acompanhando 18 famílias, dos núcleos Alto Uruguai e Planalto da Rede Ecovida de Agroecologia e, a partir deste planejamento, foram mapeadas mais 7 famílias do núcleo Alto Uruguai para iniciar o cadastro das propriedades no aplicativo.

Também foi avaliada a crescente demanda de acompanhamento para o lançamento dos dados produtivos das famílias no aplicativo LiteFarm, que incluem mapas da propriedade, insumos utilizados para produção, custos com mão de obra e volume de produtos comercializados, entre outros dados. A proposta é que cinco jovens, filhos de agricultores familiares que integram a Rede Ecovida de Agroecologia, colaborem nesta tarefa. Na reunião, foram indicados os nomes dos jovens que receberão uma bolsa para auxiliar no cadastro das informações sobre a produção agroecológica na região.

O projeto conta atualmente com a participação de famílias agricultoras espalhadas por cinco países latino-americanos: Brasil, Paraguai, México, Equador e El Salvador. É uma iniciativa desenvolvida através de cooperação internacional entre a Fundação Interamericana (IAF), a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro – Brasil) e sete organizações que promovem a Agroecologia na América Latina: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – Rio Grande do Sul), Movimento Mecenas da Vida (Bahia), Centro Campesino e Rede Tijtoca Nemiliztli (México), Fundesyram (El Salvador), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador (Messe – Equador), Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguay).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress