Programa de Aquisição de Alimentos operado pela Cooperativa ecológica Ecoserra

  • 0

Programa de Aquisição de Alimentos operado pela Cooperativa ecológica Ecoserra

Tão importante quanto plantar e colher alimentos é ter destino certo para sua comercialização. Incentivar a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação de qualidade são os principais objetivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003.

Por meio do PAA, o Estado compra alimentos da agricultura familiar e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas por equipamentos públicos e pela rede de ensino. Assim, além de promover o abastecimento e incentivar hábitos alimentares saudáveis, o PAA fortalece circuitos locais, regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade, a produção orgânica e agroecológica e estimula o cooperativismo e associativismo.

A Cooperativa Ecológica Ecoserra, de Lages, é uma das entidades que opera o PAA em Santa Catarina desde o seu início. Nestes 18 anos, a Ecoserra já atendeu 18 municípios, beneficiou 822 agricultores/as e levou comida de verdade a 485 mil pessoas. O que representou R$ 9 milhões em alimentos agroecológicos.

Graças ao PAA, consolidou-se o circuito Serra-Vale-Litoral, uma estratégia de abastecimento alimentar que vem ampliando e fortalecendo os vínculos entre famílias agricultoras, organizações sociais e entidades recebedoras. É promoção da Justiça Social e do Direito Constitucional à Alimentação!

Neste vídeo, representantes da Ecoserra, agricultores/as, beneficiários/as e demais parceiros/as compartilham suas reflexões sobre este sistema de abastecimento alimentar inovador que constrói socialmente os mercados e tem como alicerces a Agroecologia e a Agricultura Familiar.

O vídeo é parte do projeto Consumidores e Agricultores em Rede, desenvolvido pelo Centro Vianei, Cepagro, CETAP e ASPTA, com o apoio da Misereor. Sua produção foi coordenada pelo Centro Vianei. Agradecemos o apoio da Ecoserra e a todos/as que gentilmente se prontificaram a dar seu depoimento.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress