Produção de arroz sequeiro orgânico na região Alto Uruguai

  • 0

Produção de arroz sequeiro orgânico na região Alto Uruguai

A produção agroecológica é uma alternativa onde muitas famílias já estão inseridas e que vem conquistando novos adeptos constantemente. Na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul essa dinâmica tem ganhado muito espaço nos últimos anos e muito se deve ao modelo de assessoramento técnico às famílias e às dinâmicas de comercialização que garantem o planejamento do plantio e a comercialização garantida, por um preço já definido e acordado previamente.

O mercado de produtos orgânicos vem crescendo e, acompanhando esta demanda, a Associação Ecoterra de Agroecologia tem dado suporte para que as famílias aumentem sua produção. Em sua área de atuação, também tem realizado algumas experiências para demonstrar a viabilidade econômica e as possibilidades de novos cultivos.

Neste sentido, pudemos acompanhar o plantio e o cultivo de arroz sequeiro. Mesmo sofrendo com o período de estiagem, no dia 12 de março de 2021, foi realizada a colheita com uma produção bastante significativa, próxima a dez toneladas. Além de ser ofertado em alguns mercados que recebem produtos da Ecoterra, este arroz também possibilitará a oferta de sementes para outras famílias nas próximas safras. Essa experiência demonstra a viabilidade do plantio de arroz sequeiro na região, apresentando novas possibilidades para que mais famílias possam inserir esta variedade em sua diversidade de cultivos.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos