Produção de arroz sequeiro orgânico na região Alto Uruguai

  • 0

Produção de arroz sequeiro orgânico na região Alto Uruguai

A produção agroecológica é uma alternativa onde muitas famílias já estão inseridas e que vem conquistando novos adeptos constantemente. Na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul essa dinâmica tem ganhado muito espaço nos últimos anos e muito se deve ao modelo de assessoramento técnico às famílias e às dinâmicas de comercialização que garantem o planejamento do plantio e a comercialização garantida, por um preço já definido e acordado previamente.

O mercado de produtos orgânicos vem crescendo e, acompanhando esta demanda, a Associação Ecoterra de Agroecologia tem dado suporte para que as famílias aumentem sua produção. Em sua área de atuação, também tem realizado algumas experiências para demonstrar a viabilidade econômica e as possibilidades de novos cultivos.

Neste sentido, pudemos acompanhar o plantio e o cultivo de arroz sequeiro. Mesmo sofrendo com o período de estiagem, no dia 12 de março de 2021, foi realizada a colheita com uma produção bastante significativa, próxima a dez toneladas. Além de ser ofertado em alguns mercados que recebem produtos da Ecoterra, este arroz também possibilitará a oferta de sementes para outras famílias nas próximas safras. Essa experiência demonstra a viabilidade do plantio de arroz sequeiro na região, apresentando novas possibilidades para que mais famílias possam inserir esta variedade em sua diversidade de cultivos.

Wordpress Photo Gallery

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress