Primeiro Jantar Ecológico de Aratiba

  • -

Primeiro Jantar Ecológico de Aratiba

No dia 1º de junho de 2019 aconteceu o primeiro Jantar Ecológico do município de Aratiba/RS, na comunidade da Linha Gruta, reunindo mais de 250 pessoas. O evento foi promovido pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP e pela Prefeitura de Aratiba, com o apoio técnico do empreendimento Encontro de Sabores e a participação das demais entidades que integram o GT dos Orgânicos no município.

Os diferentes pratos do jantar foram preparados em conjunto pela equipe do CETAP e a equipe da Comunidade da Linha Gruta. O cardápio foi variado, sempre a base de alimentos orgânicos, produzidos pelos agricultores do município e da região. Foram destaques o entrevero de pinhão, a maionese de tubérculos (com batata cará, inhame e batata salsa), o escondidinho de batata doce, as saladas de grãos de feijão (cavalo, moyashi, arroz e olho de cabra) e a sobremesa de mousse de guabiroba. Entre as bebidas oferecidas, além de chopp artesanal, foram servidos vinho orgânico e sucos de frutas nativas, como araçá e butiá.

Edson Klein, coordenador executivo do CETAP, destacou a importância da agroecologia na região e os impactos positivos deste modelo de produção para os agricultores, além da oferta de alimentos saudáveis para a população do meio rural e urbano. Lídia Rocha Figuero, do Empreendimento Encontro de Sabores, de Passo Fundo/RS, destacou a presença de frutas nativas da nossa região, como o pinhão, o araçá, a guabiroba e o butiá na elaboração dos pratos, sucos e sobremesas, ressaltando o trabalho desenvolvido pela Cadeia das Frutas Nativas do RS, que busca incentivar o cultivo, processamento e comercialização destes produtos em diferentes mercados. Também foi ressaltado que o jantar aconteceu na Semana do Alimento Orgânico, como forma de chamar a atenção para a importância deste tema.

O Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Alimentos Agroecológicos – que conta com a assessoria técnica do CETAP – é um dos projetos pioneiros do Governo de Aratiba, em parceria com entidades locais e regionais. A partir da implantação do programa, diversos agricultores tiveram sua produção certificada e muitos estão em fase de transição para a certificação. O Jantar Ecológico foi um momento importante para divulgar e promover a produção orgânica no município.

Segundo o prefeito de Aratiba, Guilherme Eugênio Granzotto, o projeto é um novo conceito desenvolvido pelo Poder Público Municipal para viabilizar, gerar renda e aproveitar pequenos espaços das propriedades rurais, onde não é viável o plantio tradicional de grãos. Além disso, os produtores possuem garantia da comercialização de seus produtos, através de parcerias firmadas com instituições como o CETAP e a Ecoterra. “Esse projeto é muito importante para o nosso município. Queremos mais saúde e qualidade de vida para a população, além de elevarmos a renda dos agricultores”, disse Granzotto.

Já para Emelson Bonamigo, assessor técnico do CETAP que acompanha os agricultores de Aratiba, “o evento mostrou o potencial da nossa agricultura ecológica, pois o jantar também contou com pratos não convencionais que fogem um pouco da nossa cultura regional, como o suco de frutas nativas. Outro ponto que merece destaque é a maior segurança alimentar que as famílias têm ao consumir alimentos orgânicos e com certificado de origem, que consequentemente proporcionam mais saúde e qualidade de vida aos consumidores”.

Wordpress Photo Gallery

*Com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Aratiba/RS e arquivo Cetap.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress