Primeiras famílias do projeto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos visualizam mapas e incluem novos dados no app

  • -

Primeiras famílias do projeto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos visualizam mapas e incluem novos dados no app

Um grupo de 15 famílias agricultoras das regiões Alto Uruguai e Planalto do Rio Grande do Sul, com certificado de conformidade orgânica através da Rede Ecovida de Agroecologia, está participando do Projeto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos. Neste terceiro semestre do projeto, que compreende o período de outubro de 2021 a março de 2022, a equipe técnica do CETAP está visitando as famílias para apresentar mais detalhes do aplicativo LiteFarm e coletar informações sobre os cultivos e manejos.

O projeto é uma iniciativa piloto que busca coletar e sistematizar evidências científicas para o desenvolvimento de Indicadores da Agroecologia. Para isso está sendo utilizado um sistema web, que também pode ser acessado através de um aplicativo para celular. Este aplicativo, desenvolvido pela Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), no Canadá, está sendo formatado e adaptado com a contribuição de diferentes organizações, a partir deste trabalho de campo. O objetivo é mensurar e avaliar o que a Agroecologia representa em termos ambientais, econômicos e sociais. Esses resultados poderão subsidiar projetos e políticas públicas que incentivem a agricultura familiar de base agroecológica, promovendo sistemas agroalimentares mais sustentáveis.

Em visitas anteriores, a equipe do projeto ajudou as famílias a criarem suas contas no aplicativo e começou a coletar dados sobre as unidades de produção, inicialmente dando uma maior ênfase para a elaboração dos mapas de cada propriedade. Nas visitas que estão acontecendo agora, além de apresentar para as famílias os primeiros resultados destes mapas já disponíveis no aplicativo, está sendo realizada a coleta de informações sobre os cultivos e manejos. Depois que estes novos dados forem lançados no sistema será possível gerar vários indicadores de Agroecologia e vários relatórios que poderão auxiliar as famílias na gestão de suas propriedades.

Com o formato de uma pesquisa-ação, o projeto conta atualmente com a participação de mais de 100 famílias agricultoras espalhadas por cinco países latino-americanos: Brasil, Paraguai, México, Equador e El Salvador. É uma iniciativa desenvolvida através de cooperação internacional entre a Fundação Interamericana (IAF), a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) – através da professora canadense Dr. Hannah Wittman, o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro – Brasil) e sete organizações que promovem a Agroecologia na América Latina. São elas: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – Rio Grande do Sul), Movimento Mecenas da Vida (Bahia), Centro Campesino e Rede Tijtoca Nemiliztli (México), Fundesyram (El Salvador), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador (Messe – Equador), Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguay).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress