Plenária do Núcleo Planalto da Rede Ecovida reúne agricultores e promove discussões sobre agroecologia

  • -

Plenária do Núcleo Planalto da Rede Ecovida reúne agricultores e promove discussões sobre agroecologia

No dia 21 de maio de 2023, foi realizada a primeira plenária do ano do Núcleo Planalto da Rede Ecovida de Agroecologia. O evento aconteceu na Comunidade da Gruta, em Água Santa/RS, e contou com a presença de aproximadamente 100 agricultores, agricultoras e crianças, vindos de diversos municípios do núcleo planalto, além de convidados. A organização ficou a cargo da equipe técnica do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), integrando as atividades do projeto de cooperação para promoção da agricultura sustentável e segurança alimentar, em parceria com a Fundação Interamericana (IAF).

O objetivo principal da plenária foi proporcionar momentos de apresentações, debates e reflexões sobre agroecologia, a fim de dar continuidade ao processo de formação dos membros da Rede Ecovida. O encontro teve início com a recepção e inscrição dos participantes, seguido por um café compartilhado e a abertura oficial do evento, com a apresentação dos informes organizacionais.

Durante a parte da manhã, os participantes puderam desfrutar de um momento formativo com o Engenheiro Agrônomo César Alexandre Bourscheid, que abordou o tema do manejo ecológico do solo. Ao meio-dia, foi servido um almoço com produtos agroecológicos, proporcionando uma alimentação saudável e sustentável.

No início da tarde aconteceu a feira interna do evento, quando os agricultores e agricultoras puderam demonstrar um pouco da sua produção, artesanato, sementes, mudas, entre outros, possibilitando a troca de experiências entre os participantes.

Além disso, foram organizados grupos para discutir a coordenação do Núcleo Planalto da Rede Ecovida e indicar nomes para compor esta equipe. Outro tema debatido em grupo foi a comercialização dos produtos. Ao retornarem à plenária, os participantes abordaram questões relacionadas às finanças do núcleo, atendimento às demandas de sementes e mudas orgânicas, e o plano plurianual para o ano de 2023.

Ao final desses debates, foi eleita a nova coordenação do núcleo e encerrado com a apresentação de informes gerais. Uma das decisões tomadas durante a reunião foi a participação de representantes do núcleo no encontro ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, que ocorrerá em novembro de 2023, no Paraná.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress