Pequenos meliponicultores preservando o meio ambiente

  • -

Pequenos meliponicultores preservando o meio ambiente

O 1º Seminário da Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, de Passo Fundo/RS, realizado no dia 5 de novembro, foi uma oportunidade de compartilhar com a comunidade escolar e também com a comunidade em geral o processo pedagógico de trabalho da escola, através de oficinas e trocas de experiências. O CETAP desenvolve um trabalho de educação ambiental e segurança alimentar, em parceria com a escola, há vários anos, especialmente na assessoria da horta escolar e, mais recentemente, com a criação de abelhas sem ferrão.

Durante a manhã foram realizadas três oficinas gratuitas sobre criação de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com a assessoria da equipe técnica do CETAP. Foram abordadas a confecção de iscas e extrato para capturas, a alimentação complementar para enxames, a transferência de enxames para a caixa de abelhas e o controle de forídeos, além dos principais cuidados no manejo até a divisão de enxames. A participação nas oficinas foi muito boa, com muita interação e partilha de experiências entre os participantes. Foi destaque o interesse de várias pessoas na criação de abelhas sem ferrão, especialmente no espaço urbano.

Após as oficinas, foi realizada uma apresentação sobre o Processo Pedagógico de Trabalho na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides. A diretora da Escola, professora Gerusa Zanotto, destacou a caminhada de construção coletiva do projeto pedagógico, buscando atender as principais demandas da comunidade local. Também a professora Danielli Jury, coordenadora pedagógica, comentou sobre o envolvimento de toda a equipe de professores nos projetos interdisciplinares, focando em ações práticas para estimular o diálogo e promover a construção do conhecimento. Também foi destaque a importância de parcerias para inovar no processo educativo.

Na sequência, os participantes degustaram alimentos preparados pelo empreendimento Encontro de Sabores, de Passo Fundo, que elabora pratos a partir da sociobiodiversidade nativa do Rio Grande do Sul. Salgados, bolos e sucos naturais foram servidos e apreciados por pais, estudantes, professores e participantes das oficinas.

Na parte externa da escola foram montadas bancas com exposições, demonstrações e serviços oferecidos pelos Projetos de Extensão da Universidade de Passo Fundo, Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, Feira Ecológica da Coonalter, ESF Adirbal Corralo e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. As crianças também contaram com brinquedos infláveis e atividades de recreação.

O evento foi promovido pela EMEI Padre Alcides e pelo CETAP, integrando as atividades do projeto Consumidores e Agricultores em Rede, desenvolvido em parceria com a Misereor. Foram apoiadores a Universidade de Passo Fundo, a Coonalter, o Encontro de Sabores, o Hospital São Vicente de Paulo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo. A escola fica na Rua Jorge Dadia, 117, Bairro Victor Issler, em Passo Fundo.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress