Oficinas sobre horta e produção de alimentos orgânicos na APAE de Passo Fundo

  • -

Oficinas sobre horta e produção de alimentos orgânicos na APAE de Passo Fundo

No mês de novembro foram realizadas oficinas sobre produção de alimentos e compostagem junto aos usuários da APAE de Passo Fundo. No dia 9, nos turnos da manhã e tarde, aconteceu a oficina sobre horta suspensa para produção de alimentos orgânicos, com turmas da APAE de Passo Fundo. Participaram 56 usuários e também professores da entidade. O objetivo das oficinas foi mostrar que é possível produzir alimento mesmo em pequenos espaços, fazendo as adequações para que todos possam se envolver com igualdade e afetividade. O CETAP desenvolve um trabalho com hortas escolares por entender que elas podem desempenhar um importante papel na educação ambiental e também na socialização e relação com a natureza, contribuindo para uma alimentação mais saudável, especialmente para as crianças em idade escolar.

Durante este dia, a equipe técnica do CETAP coordenou oficinas sobre produção de alimentos orgânicos e produção de mudas, num espaço construído sobre uma mesa. A produção de alimentos em superfície elevada é uma alternativa importante para facilitar que todos possam se envolver na atividade, mesmo usuários com dificuldades motoras. Desta forma, pode-se trabalhar em pé ou sentado, escolhendo a melhor forma de produzir alimentos: em caixas plásticas, garrafas pets, canos ou outra estrutura. A produção de mudas aconteceu com sementes e tubetes doados pelo CETAP. Foram plantadas mudas de alface, beterraba, salsa e cebola e semeou-se cenoura, salsa e alface para posteriormente plantio em recipientes maiores.

O trabalho também destacou a importância de sabermos de onde vêm os alimentos que comemos diariamente, como eles são produzidos e que impactos geram na natureza. Com isso, foi reforçada a produção de alimentos orgânicos na horta, sem o uso de insumos químicos, para que possam ser usados diretamente nas refeições preparadas na entidade. Também no mês de novembro foi realizada uma oficina sobre compostagem de resíduos orgânicos, como forma de reciclar parte do lixo doméstico produzido pelas famílias e pela entidade, produzindo adubo que pode ser utilizado na própria horta que está sendo implantada na APAE.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress