Oficina sobre manejo retoma atividades na horta da EMEI Padre Alcides

  • -

Oficina sobre manejo retoma atividades na horta da EMEI Padre Alcides

No mês de março foram retomadas as oficinas sobre manejo de horta na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, na Vila Victor Issler, em Passo Fundo. A atividade teve como objetivo recuperar a horta da escola, que teve sua manutenção prejudicada durante a pandemia. Também foi apresentada esta proposta para os novos alunos, para que as crianças possam mexer com a terra, plantar e cultivar alimentos orgânicos para seu próprio consumo, de forma lúdica e saudável.

Nos dias 22 e 28 de março, um grupo de 80 pessoas, entre estudantes, equipe técnica do CETAP e a equipe da escola, juntamente com a coordenadora pedagógica, prof. Danielly Jury e a diretora, prof. Gerusa Zanotto, realizaram a limpeza do pátio e da horta, preparando a terra e adubando-a com o substrato retirado da composteira de chão já existente no local. O principal objetivo é retomar as atividades de plantios de hortaliças e legumes, trabalhando a importância da própria comunidade escolar produzir e consumir alimentos saudáveis. 

Durante as oficinas, foi trabalhada a temática das abelhas e sua importância para a produção de alimentos. A escola também é uma Unidade de Referência em Meliponicultura Urbana, possuindo vários enxames de abelhas nativas sem ferrão. Este trabalho vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre do ano passado, através de um projeto de cooperação apoiado pela Misereor, entidade internacional vinculada à Igreja Católica. Também foi implementada uma segunda composteira na escola, para ampliar as possibilidades de reaproveitamento das sobras de alimentos, transformando-as em adubo para o cultivo nas hortas.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress