Oficina sobre cosméticos naturais em Passo Fundo

  • -

Oficina sobre cosméticos naturais em Passo Fundo

Uma oficina, realizada na sede do CETAP, em Passo Fundo/RS, oportunizou um momento formativo sobre cosméticos naturais e suas formas de produção, vinculando com os potencias de uso da sociobiodiversidade, através da extração do óleo essencial e hidrolatos de espécies nativas. Também aconteceu uma formação teórica e prática de produção de sabonetes artesanais, com utilização dos óleos e hidrolatos extraídos durante a oficina.

A atividade, realizada no dia 7 de outubro, envolveu agricultoras, agricultores e empreendimentos de economia solidária de cinco municípios e contou com a assessoria da equipe técnica do CETAP e da responsável pela coordenação do tema dos cosméticos na Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS, Betina Rubin, que também integra o empreendimento Yatay, que produz e comercializa cosméticos naturais. Foi oportunidade de qualificação dos empreendimentos de economia solidária e agricultores, com foco na coleta e processamento de espécies e frutas nativas para extração de hidrolatos e óleos essenciais.

Foi realizada uma retomada histórica do trabalho envolvendo a Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas, que atua na valorização de espécies nativas do Rio Grande do Sul e nos seus potenciais de uso e comercialização. Na sequência, foram apresentados aspectos teóricos e feita uma atividade prática de extração de óleo essencial e hidrolato, onde os participantes puderam acompanhar o passo-a-passo da montagem do equipamento, preparação das folhas e receberam orientações sobre os procedimentos utilizados para a extração do óleo essencial de guamirim.

A oficina também abordou os procedimentos para produção de sabonetes. Betina Rubin fez uma retomada teórica sobre os componentes e processo de produção e os participantes puderam tirar dúvidas e trocar experiências. Após o final da extração do óleo essencial e hidrolato de guamirim, foi realizada a parte prática da produção dos sabonetes, onde os participantes puderam se envolver no preparo da receita.

A iniciativa foi do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) em parceria com o empreendimento Yatay, que trabalha com a Saboaria e Cosmética Natural e integra a Cadeia Produtiva Solidaria das Frutas Nativas do RS. Teve também o apoio da UNISOL RS, por meio do Projeto “Desenvolvimento Econômico e Social de Empreendimentos Econômicos e Solidários do Estado do Rio Grande do Sul” e dos projetos de cooperação do CETAP com a Misereor, RGE e Cresol. Na avaliação da atividade, os participantes indicaram que teriam interesse em continuar aprofundando esta temática, especialmente do preparo dos cosméticos.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress