Oficinas sobre compostagem e plantio marcam retomada das atividades com estudantes neste ano letivo

  • -

Oficinas sobre compostagem e plantio marcam retomada das atividades com estudantes neste ano letivo

Para retomar, neste ano letivo, as atividades práticas com alunos da educação infantil nas hortas escolares, foram realizadas oficinas com os estudantes dos turnos da manhã e da tarde, no dia 15 de março, na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, em Passo Fundo/RS. O projeto busca contribuir para a educação ambiental e fortalecer a compreensão da produção de alimentos e do consumo consciente e responsável, sendo desenvolvido em instituições públicas de ensino.

A primeira oficina foi uma atividade de apresentação para os novos alunos do sistema de compostagem instalado na escola, sendo realizado na sequência a manutenção da composteira. As crianças puderam observar os processos de decomposição e seus microorganismos.

Outra oficina trabalhou com o plantio nos espaços de horta suspensa e nos canteiros, que haviam sido previamente preparados. Os estudantes participaram do plantio de hortaliças, ervas medicinais e flores. Durante a atividade foram abordados os aspectos da alimentação saudável e também a polinização realizada pelas abelhas nativas sem ferrão, que fazem parte do meliponário instalado na escola.

A atividade foi conduzida pela equipe técnica do CETAP, juntamente com a direção e as professoras da escola, que utilizam a horta e o meliponário como instrumentos pedagógicos nos projetos interdisciplinares desenvolvidos durante o ano. Além da EMEI Pe. Alcides, outras escolas de Passo Fundo e Erechim vão desenvolver atividades com este mesmo objetivo. Estas ações integram o projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido pelo CETAP, Cepagro, AS-PTA e Centro Vianei, em parceria com a Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress