Oficina sobre abelhas sem ferrão reúne 200 alunos em escola de Água Santa

  • -

Oficina sobre abelhas sem ferrão reúne 200 alunos em escola de Água Santa

No dia 30 de março de 2022 aconteceu uma oficina sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Raimundo Damin, em Água Santa/RS. A atividade reuniu aproximadamente 200 estudantes da rede municipal de ensino, do 1º ao 9º ano. O objetivo foi divulgar o Meliponário comunitário urbano, que será implantado na praça central do município, como espaço de educação ambiental popular.

A oficina foi espaço de conscientização das crianças sobre a importância de preservar as abelhas nativas sem ferrão, bem como as plantas nativas da nossa região, que são alimentos para as mesmas. Além disso, foi solicitado o apoio das crianças para que elas possam ser guardiãs das abelhas, auxiliando no cuidado do espaço, por meio da orientação aos seus familiares e conhecidos.             

No primeiro momento foi realizada uma conversa com as crianças, destacando as diferenças entre as abelhas com ferrão e as abelhas sem ferrão, nativas do Rio Grande do Sul. Os estudantes assistiram alguns vídeos educativos e a equipe técnica do CETAP conduziu o trabalho explicando e debatendo sobre o processo de polinização, estrutura dos ninhos de abelhas, diferenças entre os enxames e características das diferentes espécies. Por fim, os alunos tiveram contato direto com quatro enxames diferentes de abelhas nativas sem ferrão, oportunidade de sentir o aroma da cera e da própolis das abelhinhas.  

Os estudantes ficaram muito entusiasmados com a oficina e definiram que irão acompanhar as atividades no dia da inauguração do Meliponário na praça municipal. Muitos deles se comprometeram em auxiliar no cuidado do espaço e também em fazer iscas para captura de mais enxames, ampliando a população das abelhas sem ferrão no município. A oficina foi promovida pelo CETAP, por meio do convênio com a Prefeitura de Água Santa, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura do município e a coordenação pedagógica da escola. Esta ação está integrada ao projeto Consumidores e Agricultores em Rede, desenvolvido pelo CETAP com o apoio da Missereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress