Oficina de poda e manejo ecológico da mosca da fruta

  • -

Oficina de poda e manejo ecológico da mosca da fruta

A propriedade da Família Lorenzon, na Comunidade de Faxinal, em Água Santa/RS sediou uma oficina para interessados em aprofundar aprendizados sobre podas e alternativas de controle da mosca da fruta. A atividade aconteceu no dia 9 de agosto e contou com a participação de 11 agricultores e agricultoras, além de dois técnicos do CETAP, responsáveis pela assessoria.

O objetivo da oficina foi realizar na prática a poda de algumas espécies frutíferas, mais comuns nos quintais produtivos das propriedades. As espécies trabalhadas no local foram: citros, ameixa, pera, figo e pêssego.  A oficina atendeu uma demanda das famílias, que procuravam aprofundar conhecimentos e técnicas para manejo dessas culturas.

A atividade teve início com a produção da pasta bordalesa, para utilizar nas plantas que seriam podadas posteriormente. Em seguida, foi realizada a poda nas frutíferas, onde foram repassadas técnicas de poda de limpeza, condução e frutificação. Após a realização das podas, foi realizado um momento de troca de informações sobre as alternativas de monitoramento e controle da mosca da fruta, onde foi apresentado o modelo de isca de captura, os atrativos e insumos orgânicos utilizados.

A avaliação foi bastante positiva, sendo especialmente destacado que as alternativas e técnicas trabalhadas serão utilizadas nas propriedades dos participantes. Ficou a sugestão de realizar outros momentos voltados à produção de caldas e outros insumos para uso na produção orgânica. Esta oficina foi organizada pelo CETAP e pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, através do convênio com a Prefeitura Municipal de Água Santa e contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Emater e da COAPI.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress