Oficina de alimentação saudável fortalece laços na EMEI Padre Alcides

  • -

Oficina de alimentação saudável fortalece laços na EMEI Padre Alcides

No dia 31 de maio, a Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, de Passo Fundo/RS, em parceria com o CETAP e o empreendimento Encontro de Sabores, promoveu uma oficina de alimentação saudável. O evento contou com a participação de 23 pessoas, incluindo professoras, funcionárias e mães de estudantes.

O objetivo da atividade foi promover a educação ambiental, especialmente com as mães dos alunos, alinhando com o calendário escolar em comemoração ao mês das mães. Ações como essa buscam proporcionar momentos educativos e práticos para toda a comunidade escolar, estendendo o aprendizado para além das paredes da sala de aula.

Durante a oficina culinária, Lidia Figueiró, uma das responsáveis pelo Encontro de Sabores de Passo Fundo, compartilhou três receitas simples, incentivando a culinária criativa com alimentos frescos e minimamente processados, de fácil acesso. As receitas escolhidas foram vinculadas a uma atividade realizada em abril, na qual as crianças aprenderam sobre os alimentos presentes em nossa cultura alimentar, cultivados historicamente e herdados dos povos originários.

As receitas preparadas em grupo e degustadas posteriormente incluíram bijajica (biju feito de mandioca e amendoim), cuscuz com legumes (base de farinha de milho) e um bolo de bergamota, uma fruta típica da região sul do Brasil e da temporada. Essa experiência gastronômica proporcionou uma oportunidade de explorar sabores tradicionais e saudáveis, fortalecendo a conexão entre a alimentação e a cultura local.
A oficina de culinária com as mães da EMEI Padre Alcides acontece pelo segundo ano consecutivo. Está previsto que atividades semelhantes continuem ocorrendo periodicamente, reforçando a importância de uma alimentação equilibrada e do consumo consciente, além de estreitar os laços comunitários e envolver as famílias no processo educativo.

A oficina integrou as ações do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido pelo CETAP em parceria com a Misereor e contou com o apoio do Empreendimento Encontro de Sabores e da direção da EMEI Padre Alcides.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress