No Dia Mundial do Meio Ambiente, ANA divulga a carta do IV Encontro Nacional de Agroecologia

  • -

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ANA divulga a carta do IV Encontro Nacional de Agroecologia

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) divulgou no dia 2 de junho a carta do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), realizado de 31/05 a 03/06, em Belo Horizonte/MG. A carta reafirma a agroecologia como uma alternativa para a superação do modelo de desenvolvimento agrícola e abastecimento alimentar ambientalmente predatório e socialmente injusto que permanece dominando as orientações políticas do Estado brasileiro.

Aprovada por 2 mil pessoas participantes do evento, de todos os estados do Brasil, a Carta apresenta denúncias contra a violência e o autoritarismo do latifúndio e de projetos do grande capital, que exploram a natureza de forma predatória para a produção de commoditties. O documento  evidencia, ainda,  as lutas e as conquistas dos movimentos social e sindical, redes, articulações e organizações do campo e da cidade, além da diversidade das práticas agroecológicas.

A agricultura industrial e os sistemas de abastecimento alimentar globalizado são os principais responsáveis pela degradação da Natureza e pelas mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, estão na origem ou acentuam graves dilemas sociais que afetam as sociedades atuais, tais como a fome e a desnutrição, a pobreza, o desemprego, os preconceitos e a intolerância, a violência e o aumento exponencial de doenças associadas à má alimentação. As experiências de agroecologia debatidas no evento, vindas de todos os Biomas brasileiros, apresentam soluções concretas para o enfrentamento conjugado dos desafios ambientais e sociais, dando sentido político ao lema do IV ENA: Agroecologia e Democracia, Unindo Campo e Cidade.

Clique aqui para ler a Carta Política do IV ENA

 

Com informações da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA
Fonte: www.agroecologia.org.br


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress