Mutirão inicia revitalização da horta comunitária no bairro Záchia, em Passo Fundo

  • -

Mutirão inicia revitalização da horta comunitária no bairro Záchia, em Passo Fundo

No mês de abril foram retomadas as atividades em hortas urbanas comunitárias na cidade de Passo Fundo/RS. Um grupo de 15 pessoas, incluindo técnicos do CETAP e estudantes e professores da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizou um mutirão na horta comunitária localizada no Bairro Záchia, na periferia da cidade.   

O objeto é restaurar a horta comunitária do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), a fim de reativá-la para uso comunitário. Na horta serão cultivados alimentos e ervas medicinais, mobilizando as usuárias do serviço e outras pessoas da comunidade na discussão sobre segurança alimentar e produção agroecológica urbana.  

Foi realizado um mutirão de revitalização do espaço, com cercamento do local que já vinha sendo usado pelo serviço. Além da limpeza no local, foi feito o manejo dos canteiros, com adubação e cobertura do solo, além do plantio de hortaliças e plantas medicinais. No final do mutirão aconteceu uma partilha de alimentos agroecológicos e foi feita uma discussão sobre mobilização comunitária. Entre os encaminhamentos, foram planejados outros encontros de manejo da horta e articulação com o serviço      público. Esta atividade integrou as ações do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido pelo CETAP, Cepagro, AS-PTA e Centro Vianei, em parceria com a Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress