Mutirão do Boia Bacana para construção do Relógio do Corpo Humano no Cetap

  • -

Mutirão do Boia Bacana para construção do Relógio do Corpo Humano no Cetap

No domingo, dia 27 de janeiro de 2019, o Coletivo Boia Bacana realizou mais um encontro do grupo, desta vez, na sede do CETAP, em Passo Fundo/RS. Neste encontro foi abordada a temática das ervas medicinais e plantas condimentares e sua atuação junto a determinados órgãos do corpo humano.

A atividade iniciou com uma apresentação da proposta e do funcionamento do Coletivo Boia Bacana para os jovens que participavam pela primeira vez. Esse grupo surgiu da proximidade de pensamentos e do desejo de algumas pessoas de promover e saber mais sobre alimentação adequada e saudável, biodiversidade, cultura alimentar, consumo responsável e toda a teia que envolve a vida em agroecologia.

O acadêmico de agronomia Lucas Kehl, que está realizando estágio no CETAP, apresentou algumas ervas e plantas condimentares comuns na região. Também foi detalhada a proposta de construção de um Relógio do Corpo Humano. Em seguida, todos percorreram a área externa do CETAP para identificar as plantas que serão utilizadas. Após, o grupo se dividiu entre o trabalho de construção dos canteiros e corte dos galhos e gravetos para os corredores.

Relógio do Corpo Humano
O Relógio do Corpo Humano é uma ferramenta baseada na Medicina Tradicional Chinesa. Consiste em uma mandala, que pode variar de tamanho conforme o espaço disponível, com caminhos radiais formando 12 canteiros em forma de pizza e um canteiro central circular. A cada duas horas (representado por um canteiro) ocorre o pico de funcionamento de um determinado órgão, neste canteiro são utilizadas plantas que potencializam o funcionamento deste órgão.

A tarde de sol e forte calor não desanimou o grupo. Todos trabalharam com empenho, se revezando nas tarefas e o canteiro avançou bastante. Em breve o Relógio do Corpo Humano estará concluído e será uma ferramenta pedagógica importante em visitas e cursos. Para finalizar, foi servido um lanche com alimentos orgânicos das feiras ecológicas da cidade.

Coletivo Boia Bacana
O Boia Bacana é uma rede aberta às mais diversas possibilidades de encontros. Já promoveu acampamentos, hortas comunitárias, piqueniques e almoços com muita boia bacana entre amigos, em várias cidades. A proposta é aumentar cada vez mais esse grupo, levando para mais espaços essa forma de cuidar a vida e o mundo. Quem tiver interesse em conhecer o projeto, atuar em uma ou em todas as atividades, pode entrar em contato através do facebook.com/boiabacana

270119-Relogio-Corpo-Humano-PF-Boia-Bacana (25)

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress