Meliponário no interior de Erechim é espaço para oficina terapêutica com usuários do CAPS AD

  • -

Meliponário no interior de Erechim é espaço para oficina terapêutica com usuários do CAPS AD

Integrantes da equipe técnica e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD de Erechim/RS realizaram uma visita, no dia 15 de abril, em uma Unidade de Referência sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF) do CETAP, na Comunidade de Linha América, interior do município de Erechim. A atividade foi uma parceria entre CETAP, Jantsch & Rigo Prestação de Serviços e CAPS de Erechim, com o objetivo de possibilitar um momento de integração e vivência entre os usuários do centro.

Na oportunidade, os participantes puderam conhecer e conversar sobre as diferentes espécies de abelhas nativas sem ferrão que possuímos em nossa região, conhecer técnicas de captura, transferência de enxames de iscas para caixas e produtos e oriundos deste trabalho.

“Estas oficinas são importantes para o fortalecimento das ações extra-hospitalares e ambulatoriais. Acreditamos que o contato direto com a natureza também serve como meio facilitador e desafiador para desenvolver aspectos emocionais, sociais, intelectuais e físicos, tendo como objetivo resgatar a independência, autonomia, autoestima e autoconfiança”, destacou Valdete Klein, uma das organizadoras da visita.

Esta atividade junto ao meliponário faz parte das oficinas terapêuticas oferecidas pelos CAPS II e CAPS AD no município de Erechim. Momentos de interação como este possibilitam sentir, experimentar e compartilhar conexões com o mundo natural, com as plantas, as abelhas… ampliando as alternativas de cuidado e diversidade da atenção, diante da situação de vulnerabilidade social e da perda de laços sociais e afetivos decorrentes do sofrimento psíquico ou do uso problemático de álcool e outras drogas.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress