Intercâmbio reúne famílias agricultoras e consumidores urbanos do grupo Alimento Raiz

  • -

Intercâmbio reúne famílias agricultoras e consumidores urbanos do grupo Alimento Raiz

Um intercâmbio entre consumidores urbanos e famílias agricultoras reuniu 35 pessoas na propriedade agroecológica TEAR, no interior do município de Vacaria/RS, dia 2 de julho. O objetivo foi proporcionar momentos de trocas e vivência entre os integrantes do grupo Alimento Raiz, aproximando quem consome de quem produz alimentos agroecológicos.

A atividade foi realizada no sábado, para possibilitar uma maior participação de quem reside na área urbana, iniciando às 14h, com uma rodada onde todos e todas se apresentaram.  Isso possibilitou aos consumidores conhecerem pessoalmente as pessoas envolvidas na gestão do grupo Alimento Raiz e também as famílias que produzem os alimentos que são consumidos em suas casas. Da mesma forma, as famílias agricultoras puderam conhecer um pouco mais sobre as características e histórias de quem se alimenta a partir do seu trabalho diário.

Em seguida, todo o grupo fez uma caminhada pelos diferentes espaços da propriedade, onde foi apresentada a agrofloresta e também explicado os demais cultivos presentes no local. Ao final da caminhada, os participantes foram convidados a fazer o plantio de mudas de alface, mudas que, em breve, serão produtos disponibilizados na dinâmica do grupo. A vivência encerrou com um lanche feito a partir de produtos da sociobiodiversidade local e outros alimentos produzidos pelas famílias que fazem parte desta dinâmica de produção e comercialização.

Durante todo o tempo do evento, ocorreu uma feira com os produtos das famílias. Os participantes puderam degustar alimentos, conversar sobre seu processo de produção e trocar dicas de uso. Isso também gerou aumento no interesse pelos produtos do Alimento Raiz, além de ampliar o conhecimento sobre todo o mix de produtos disponíveis. O sentimento final foi de desejo de novas vivências como esta, tendo considerações muito positivas por parte de todos os participantes. Este intercâmbio foi organizado pelo CETAP e pelo grupo Alimento Raiz, integrando as atividades do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido em parceria com a Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress