Intercâmbio em Ilópolis promove conexões e conhecimentos sobre a erva-mate

  • -

Intercâmbio em Ilópolis promove conexões e conhecimentos sobre a erva-mate

Comunidade escolar da EMEI Padre Alcides, de Passo Fundo/RS se envolve em atividade educativa sobre a história e produção da erva-mate

No dia 3 de junho, um grupo composto por 23 pessoas, incluindo professoras, funcionárias e mães da comunidade escolar da EMEI Padre Alcides, participou de um enriquecedor intercâmbio sobre a erva-mate na cidade de Ilópolis, situada no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O objetivo principal dessa iniciativa foi fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, por meio de uma atividade coletiva envolvendo as crianças e as mães dos alunos, além de proporcionar um maior entendimento sobre a importância da educação ambiental.

Durante o intercâmbio, as participantes tiveram a oportunidade de explorar a história da erva-mate e seu processo de produção na região. Pela manhã, visitaram uma indústria especializada no processamento da erva, conhecendo de perto as etapas de produção. Em seguida, realizaram uma caminhada no Parque do Ibama, onde discutiram o contexto histórico da erva-mate, ressaltando sua relevância como herança dos povos originários. Durante o percurso, conversaram sobre as diferentes estruturas utilizadas ao longo do tempo para o seu cultivo.

No período da tarde, o grupo teve a oportunidade de visitar a agricultora Valdara Blume, que cultiva erva-mate em áreas sombreadas e em Sistema Agroflorestal (SAF). Essa visita proporcionou uma compreensão mais profunda dos métodos de plantio e colheita sustentáveis. Como último ponto do itinerário, as participantes conheceram o Museu do Pão, onde puderam conhecer um pouco da história dessa mescla de culturas.

As visitas foram articuladas e acompanhadas por Ariana Maia, da indústria Inovamate, de Ilópolis e integrante da Rede Ecovida de Agroecologia. Foi ela quem guiou os momentos sobre o processo histórico da erva-mate e a visita ao Museu do Pão, além do encerramento da visita no Moinho Colognese, compartilhando um chá-mate. O intercâmbio foi organizado pelo CETAP, através do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido em parceria com a Misereor e contou com o apoio da Emei Padre Alcides e Inovamate.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress