Intercâmbio divulga princípios agroflorestais no cultivo de alimentos

  • -

Intercâmbio divulga princípios agroflorestais no cultivo de alimentos

Um grupo de 20 agricultoras e agricultores dos municípios de Caseiros e Muliterno, na região norte gaúcha, participou de um intercâmbio no Sítio Dossel, em Sananduva/RS, no dia 18 de maio. A atividade foi organizada pelo CETAP e pelo Grupo Pé na Terra e aconteceu pela vontade de uma agricultora de Caseiros que participou de uma oficina sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs), em Ciríaco, no ano passado. Seu entusiasmo foi tanto que resolveu disseminar esse conhecimento entre agricultoras e agricultores do seu território, buscando divulgar os princípios agroflorestais no modo de cultivar alimentos.

A visita foi guiada pelo agricultor agrofloresteiro Josué Gregio, coordenador geral do CETAP, no Sítio Dossel, espaço onde sua família produz alimentos de forma agroecológica. Josué explicou sobre como aplica o sistema agroflorestal aliado à produção de hortaliças nos primeiros anos de implantação. Durante a visita foi possível demonstrar diferentes etapas do sistema e diferentes etapas do manejo. Todos os presentes puderam tirar suas dúvidas e houve muito conhecimento compartilhado de ambas as partes.

Ao final da tarde o grupo desfrutou de um lanche no restaurante Utopia, que utiliza diferentes alimentos nativos do Rio Grande do Sul no seu cardápio, incluindo hortaliças da época, produzidas no Sítio Dossel. O restaurante elabora pratos e lanches de acordo com a sazonalidade de alimentos disponíveis, com insumos orgânicos e locais. A avaliação da atividade foi muito positiva e o grupo decidiu dar continuidade na discussão sobre sistemas de produção.     Este intercâmbio integrou as ações do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido pelo CETAP em parceria com a Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress