Incentivo à Produção e ao Consumo de Alimentos Agroecológicos em Aratiba/RS

  • -

Incentivo à Produção e ao Consumo de Alimentos Agroecológicos em Aratiba/RS

No dia 3 de agosto de 2018 aconteceu o lançamento oficial do Programa de Incentivo à Produção e ao Consumo de Alimentos Agroecológicos do município de Aratiba/RS. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, juntamente com as entidades parceiras, para divulgar e sensibilizar a comunidade local sobre a importância da qualidade da alimentação.

O programa irá incentivar a produção e o consumo de alimentos ecológicos, gerando empregos e renda no meio rural, com melhoria de qualidade de vida para toda a comunidade Aratibense. Entre os objetivos está facilitar o acesso a alimentos saudáveis, produzidos sem prejudicar o meio ambiente. Atualmente, muitas doenças têm origem na qualidade dos alimentos que ingerimos, por isso é necessário buscar uma alimentação mais saudável. A produção agroecológica representa o equilíbrio entre o meio ambiente e o bem estar do ser humano.

O programa visa ainda contribuir na permanência dos agricultores no campo, em especial a juventude; reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres; reduzir o uso de agrotóxicos e insumos químicos na região; fortalecer a organização dos agricultores; ampliar o número de agricultores com acesso à orientação técnica, além de estimular dinâmicas coletivas de circulação e comércio justo de alimentos ecológicos.

O Cetap é a entidade responsável pelo acompanhamento técnico do programa, realizando a assistência técnica junto aos agricultores e a articulação junto ao Grupo de Trabalho que reúne o poder público municipal e as demais entidades parceiras do projeto.

Durante a tarde, as entidades promotoras do evento organizaram bancas temáticas com distribuição de material e orientações sobre produção agroecológica, alimentação saudável, ervas medicinais, criação de abelhas sem ferrão, além de distribuição de suco natural de laranja. O evento foi aberto a toda a comunidade, com destaque para a participação de alunos e professores do Ensino Fundamental do município. Às 17h30min aconteceu o ato de assinatura do projeto, com a presença do prefeito municipal, representantes das entidades parceiras, agricultores e consumidores urbanos.

Para o Prefeito Municipal, Guilherme Eugênio Granzotto, “ganham os consumidores que podem adquirir alimentos mais saudáveis, produzidos no próprio município e também valoriza-se o trabalho dos produtores rurais, na certeza de termos sempre o melhor em nossas mesas”. No final do evento, foi oferecido aos presentes um coquetel preparado pelo empreendimento Encontro de Sabores, que utiliza frutas nativas e alimentos orgânicos como base para a elaboração de diferentes pratos doces e salgados.

 

[FAG id=533]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress