Inauguração do Meliponário Municipal Urbano de Água Santa

  • -

Inauguração do Meliponário Municipal Urbano de Água Santa

Aconteceu no dia 12 de abril de 2022, na praça central do município, a inauguração do Meliponário Municipal Urbano de Água Santa/RS. O evento reuniu em torno de 50 pessoas da comunidade local. Este meliponário pretende ser uma importante ferramenta de educação ambiental, pois proporciona às pessoas em geral conhecer mais sobre as abelhas nativas sem ferrão (ASF), de forma acessível e prática, despertando, assim, a consciência e a necessidade da preservação de nossos recursos e bens naturais.

Durante a inauguração houve o pronunciamento de todas as entidades envolvidas no projeto. O prefeito municipal, Eduardo Picolotto, salientou a importância do convênio com o CETAP, sendo por meio deste criadas as condições para colocar em prática o projeto do meliponário e ressaltou que a Administração Pública de Água Santa será parceira, sempre que possível, para desenvolver projetos que agreguem melhorias na vida das pessoas. Além disso, o Secretário de Agricultura, assim como os representantes das demais entidades, se comprometeram a continuar buscando novas alternativas e técnicas para que o projeto seja expandido.

O CETAP trabalha com a temática das abelhas nativas sem ferrão (ASF) há alguns anos na região, com o objetivo de resgatar, valorizar e difundir o conhecimento sobre estas abelhas. Através de oficinas, cursos e publicações de materiais sobre este tema, são compartilhadas informações sobre a diversidade de espécies presente no Rio Grande do Sul, ajudando na sua identificação e, consequentemente, comprometendo mais pessoas na preservação destes animais tão importantes para o ecossistema. Ações como estas fazem parte de um projeto de cooperação apoiado pela Misereor, que visa ampliar redes de cooperação entre produtores de alimentos e consumidores urbanos.

Este meliponário é fruto de uma parceria entre a Administração Municipal de Água Santa, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Centro de Tecnologia de Alternativas Populares (CETAP), a Cooperativa Aguassantense de Apicultores (COAPI), a Emater, o Sicredi e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Água Santa. Estiveram presentes, em nome da Administração Municipal, também o vice-prefeito, Ademir Favreto, as equipes da Secretaria de Educação e Cultura, da Secretaria de Obras e vereadores do município.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress