II Encontro Regional sobre Agrofloresta e Frutas Nativas

  • -

II Encontro Regional sobre Agrofloresta e Frutas Nativas

No dia 11 de setembro de 2018 aconteceu o segundo Encontro Regional sobre Agrofloresta e Frutas Nativas, desta vez em Vacaria/RS. Participaram agricultores agroecologistas das diferentes regiões de atuação do CETAP, membros da equipe técnica do CETAP e do Centro Ecológico, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, além de técnicos do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema/RS) e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS).

Durante a manhã os participantes debateram sobre as perspectivas de ampliação das agroflorestas e da produção de frutas nativas na região. Dando continuidade aos encaminhamentos do encontro anterior, também foi abordado o funcionamento do Fundo Participativo Autogestionado que possa apoiar iniciativas e formação dos agricultores. Na sequência, foi feita uma rápida apresentação do projeto Nexus, destacando os objetivos de trabalhar com a segurança alimentar, energética e hídrica, o que está diretamente relacionado com a temática das agroflorestas. Também foram apresentadas propostas de novas aplicações para os resíduos do pinhão, como a casca, a falha e a grimpa, visando a produção energética e o desenvolvimento de novos produtos. Estes estudos estão sendo desenvolvidos em parceria com pesquisadores da Embrapa/PR.

Após o almoço, a atividade teve sequencia com um dia de campo na propriedade do seu Idarci Orsatto, onde os participantes visitaram uma agrofloresta que está sendo manejada há aproximadamente cinco anos. No local foram feitas atividades de poda, além de uma análise das espécies existentes e do planejamento de plantio.

 

[FAG id=570]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress