Hortaliças leguminosas de inverno são alternativa de renda para famílias agroecologistas no Alto Uruguai gaúcho

  • 0

Hortaliças leguminosas de inverno são alternativa de renda para famílias agroecologistas no Alto Uruguai gaúcho

No dia 17 de agosto, o CETAP, juntamente com a Agroindústria Flor de Pitanga, realizou uma oficina sobre o cultivo, manejo e ponto de colheita da ervilha verde. A oficina ocorreu na unidade de produção da família Otoni, em Itatiba do Sul/RS. A atividade também marcou o início da colheita da cultura nessa safra de 2021. A produção, que é orgânica, será processada e embalada na agroindústria e posteriormente comercializada pela Associação Regional de Cooperação em Agroecologia (Ecoterra).

As hortaliças leguminosas como ervilha, grão de bico, lentilha e fava são uma opção de cultivo para o inverno, quando as temperaturas são mais amenas. Na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, a semeadura pode ser realizada nos meses de abril a julho, com colheitas que vão de agosto a novembro. Uma iniciativa da Ecoterra, em parceria com a Agroindústria Flor de Pitanga, administrada por mulheres agricultoras de Itatiba do Sul e Barrão de Cotegipe, vem trabalhando na produção, beneficiamento, embalagem e comercialização destes produtos.

Entre as vantagens do cultivo dessas leguminosas, pode-se ressaltar o alto valor agregado dos produtos em função do valor nutritivo e da demanda de mercado, o baixo custo de produção, pois são pouco exigentes em insumos e a facilidade de cultivo, principalmente pela facilidade de manejo das plantas espontâneas de inverno. Além destas plantas serem consideradas como melhoradoras da fertilidade do solo, por ter capacidade de fixar nitrogênio atmosférico em simbiose com bactérias, ainda é possível guardar as sementes para cultivos subsequentes, gerando mais autonomia para as famílias.

Esta estratégia de produção vem sendo assessorada pela equipe técnica do CETAP, que incentiva a diversificação nas unidades de produção agroecológica, em uma região onde a maior diversidade está nos cultivos de verão, como feijão, batata doce, milho, amendoim, abóboras, entre outras. Restando poucas opções de renda para o inverno. Já consolidada a produção de ervilha, o próximo passo será avançar na produção das outras espécies que estão agora em fase de teste.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress