Horta comunitária busca aproveitar espaços urbanos para produção de alimentos agroecológicos

  • -

Horta comunitária busca aproveitar espaços urbanos para produção de alimentos agroecológicos

No dia 12 de julho aconteceu o primeiro mutirão para construção de uma horta comunitária na Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Santa Marta (Cootraempo), em Passo Fundo/RS. A atividade envolveu cooperados que atuam no local e integrantes do Projeto TransformAção, com a assessoria técnica do CETAP. O objetivo é implementar um espaço para produção de alimentos agroecológicos, tanto para as famílias dos recicladores, como para a comunidade local.

A construção de uma horta comunitária neste espaço é fruto do debate com os cooperados, buscando aproveitar a área externa da unidade recicladora para produzir comida saudável para os trabalhadores, integrando também neste processo outras famílias que moram na comunidade. Neste primeiro momento foi realizado um mutirão para a limpeza do local e descarte adequado dos materiais, delimitação dos espaços e início do preparo do solo. O próximo passo será fazer a correção do solo e a adubação orgânica, para posteriormente implementar as hortas, escolhendo alguns alimentos que possam ser produzidos de forma mais rápida para as famílias, buscando atender a grande demanda por alimentos, frente às dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19. O projeto prevê o plantio de verduras, legumes e frutíferas, além de um espaço para flores.

Nesta fase inicial, estão previstos outros mutirões, para garantir uma rápida implementação do que está planejado e fortalecer o envolvimento e comprometimento de todos no projeto. A equipe do CETAP fará o acompanhamento técnico-produtivo, com ao menos uma visita por mês, sendo que os trabalhadores se mostraram muito animados com a proposta e empenhados em dar sequência às ações. A produção da horta, localizada na Vila Donaria, na periferia da cidade, servirá para complementar a alimentação das famílias envolvidas. Esta ação é fruto da parceria entre o CETAP e o Projeto TransformAção, uma associação de entidades locais que, entre outras atividades, desenvolve programas para o cuidado do meio ambiente e para a promoção social, viabilizando oportunidades de emprego e renda.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress