Grupo Pé na Terra conquista Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e Caribe

  • 0

Grupo Pé na Terra conquista Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e Caribe

O Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) realizou uma premiação para identificar e promover iniciativas feitas por jovens para inovação na área rural. Foram aceitas propostas de jovens residentes na América Latina e no Caribe, que tenham uma iniciativa inovadora já implementada e validada. Foram premiadas as melhores iniciativas nas seguintes categorias: Conservação; Sustentabilidade; Mudanças climáticas; Comunicação e tecnologia; Inclusão financeira; Educação; Segurança alimentar; Geração de renda.

Entre as 576 inscrições de toda a América Latina e Caribe, a iniciativa do Grupo Pé na Terra foi classificada entre as 16 finalistas e conquistou o prêmio na categoria SEGURANÇA ALIMENTAR. Nesta categoria os requisitos foram: “iniciativas que promovam e/ou garantam o direito das populações rurais da América Latina e do Caribe ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.

Por acreditar que uma alimentação natural e uma agricultura sustentável são importantes para uma sociedade mais justa, o Grupo Pé na Terra tem em seu enfoque o cultivo e o processamento de alimentos que garantam saúde e inclusão social. A essência da produção é baseada nos princípios naturais dos ecossistemas, através da agrofloresta, onde são aliadas a recuperação florestal com a produção de alimentos sem agroquímicos.

Para a comercialização dos produtos, o grupo realiza a Feira Pé na Terra, com grande diversidade de itens, respeitando a sazonalidade. Para que não haja desperdício, os alimentos excedentes são manipulados e servidos na forma de refeições a preços acessíveis para a população local. “A distinção nos fortalece como grupo e nos faz acreditar que a degradação total do meio ambiente ainda pode ser evitada”, diz Josué Gregio, que além do Grupo Pé na Terra, integra o quadro de associados do CETAP e atualmente exerce a função de Coordenador Geral da entidade.

Em sua manifestação na cerimônia de entrega dos prêmios, realizada de forma online, no dia 7 de julho de 2020, os integrantes do Grupo Pé na Terra expressaram sua alegria pelo reconhecimento através deste prêmio e a importância de iniciativas que conectem e motivem outros jovens a trabalhar em parceria:

A nossa iniciativa surgiu de jovens que se sentiam sós, cercados e sufocados pela agricultura convencional. No nosso caso, o CETAP (Centro de Tecnologias e Alternativas Populares), Organização Não Governamental, através da promoção de eventos e apoio à agroecologia, possibilitou a união deste grupo, assim como a participação neste prêmio. Por isso, e muito mais, nosso agradecimento aos amigos e parceiros do CETAP.

Nós do Grupo Pé na terra, buscamos agir de acordo com a natureza. Nosso cultivo é feito em agrofloresta, em sistema agroecológico, o que valoriza o ecossistema local. Além disso, por estarmos envolvidos no processamento de alimentos orgânicos, achamos que é essencial o consumo destes produtos também na forma in natura, e foi por isso que criamos a nossa feira. No restaurante em que processamos nossos produtos, usufruímos do conhecimento da ecogastronomia para elaborar um cardápio diário, baseado no que a natureza nos permite produzir naquela estação do ano.  

A alimentação saudável e a compreensão do que estamos colocando no prato, do que está nos nutrindo, é direito de todos. E a escolha de maneira consciente em relação ao que se come pode contribuir para uma sociedade sem fome, segura para as próximas gerações e com alimentos de verdade.  Em nome dos meus companheiros o meu muito obrigada por este prêmio, a todos que colaboram para que a gentecresça. Este reconhecimento significa muito e nos fortalece. Nós não estamos sós!

As iniciativas concorrentes foram analisadas por um Comitê Avaliador composto por técnicos e especialistas da ONU, além de representantes de organizações parceiras e da iniciativa privada. Os critérios de avaliação foram: grau de inovação, potencial de escalabilidade e replicabilidade, resultados e impactos para o desenvolvimento rural e também para os grupos vulneráveis, modelo de negócios e a proposta de valor e conhecimento sobre o mercado.

Wordpress Photo Gallery

Grupo Pé na Terra

O Grupo Pé na Terra iniciou com a união de três famílias, cujos principais objetivos estão focados em uma alimentação saudável e diversificada, tendo destaque a agricultura não degradante, onde se obtém um positivo desenvolvimento econômico e sustentável. Fazem parte desta iniciativa, o Sítio Dossel, de Josué Gregio, localizado na área rural do Município de Sananduva, Sítio VivaFlor, de Emanuel Hollenbach e Naiara Santestevan, do Município de São João da Urtiga e o Restaurante Utopia Gastronomia, de Daniel Leite e Taciane Kartabil, de Sananduva, todos na região norte do estado do Rio Grande do Sul.


FIDA

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) é uma instituição financeira internacional e uma agência especializada das Nações Unidas, com sede em Roma. Desde sua criação em 1977, o FIDA se concentra na redução da pobreza rural, trabalhando com populações rurais nos países em desenvolvimento. Busca desenvolver uma abordagem centrada nas pessoas e orientada a parcerias que oferece resultados. A agricultura em pequena escala é essencial para o este modelo de desenvolvimento, que conecta agricultores e homens e mulheres rurais com mercados e serviços, para que possam crescer e aumentar sua renda.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress