Grupo Pé na Terra: ciclos naturais, sabores sazonais e o comércio justo

  • -

Grupo Pé na Terra: ciclos naturais, sabores sazonais e o comércio justo

Construção social dos mercados no Sul do Brasil: aproximando produtores e consumidores de alimentos agroecológicos.

O Grupo Pé na Terra foi criado em 2018 a partir da união de três famílias dos municípios de Sananduva e São João da Urtiga, no noroeste do Rio Grande do Sul. Cada família é responsável por um empreendimento: Os sítios Dossel e Viva Flor, que produzem alimentos agroecológicos e o Restaurante e Pub Utopia Gastronomia. É neste local que acontece a Feira Ecológica e também a agrobiodiversidade local é integrada em diferentes pratos. Além da feira e do restaurante, a produção dos sítios está conquistando novos espaços, como a alimentação escolar e o circuito de comercialização da Rede Ecovida. 

Em 2020 o Grupo Pé na Terra recebeu o Prêmio Juventude Rural Inovadora, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, vinculado à ONU. Concorreram 576 empreendimento da América Latina e Caribe. O grupo foi escolhido na categoria de Segurança Alimentar.

.

Realização: CETAP , Cepagro, Centro Vianei e AS-PTA
Apoio: Misereor
Roteiro e direção: Marcelo S. Araujo
Produção: MDA Comunicação Integrada
Coordenação: Clara Comandolli de Souza, Edson José Klein, Fábio Silva, Gisa Garcia, Nayme Pigozzi e Natal João Magnanti

 

A prática do Grupo Pé na Terra também está registrada, com muitos outros detalhes, no livro Construção social dos mercados no Sul do Brasil: aproximando produtores e consumidores de alimentos agroecológicos. Você pode ler o conteúdo na íntegra clicando aqui.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress