1ª Etapa do Curso de Formação Técnica sobre Citricultura

  • -

1ª Etapa do Curso de Formação Técnica sobre Citricultura

No dia 24 de fevereiro de 2022 iniciou o Curso de Formação sobre Citricultura, em Aratiba/RS. Participaram 52 pessoas da região Alto Uruguai, entre agricultores familiares, assessoria técnica, representantes sindicais e cooperativas da agricultura familiar. Este processo de formação será realizado em quatro módulos, onde serão abordados assuntos voltados à produção de citros, desde a implantação do pomar, manejo, controle de doenças e pragas, insumos biológicos, colheita e transporte. 

Este primeiro módulo foi organizado em dois momentos. Durante a manhã aconteceu a apresentação teórica, onde foram abordadas as principais doenças que atingem os cultivares de citros, com dicas para identificar sintomas na planta e nos frutos, além de algumas técnicas de controle da mosca da fruta. Na sequência, foi abordado o manejo biológico e nutricional, destacando o equilíbrio nutricional, sendo este fator o maior responsável para o sucesso na produção e a incidência de doenças e ataque de insetos nos pomares.

Na parte da tarde aconteceu a visita a um pomar, onde foi possível identificar na prática os manejos que são realizados, através de podas, tratos culturais, adubação e técnicas de controle de mosca da fruta. Foi um momento de troca de conhecimento entre os participantes. Por fim, foi apresentado o calendário de recomendações de tratos culturais orgânico e adubação nos diferentes períodos do ano, material organizado pelo CETAP e distribuído aos participantes.

O próximo modulo do curso será realizado no mês de maio, onde serão abordados assuntos como colheita e transporte da produção. Esta atividade foi promovida pelo CETAP e pela ECOTERRA (Associação Regional de Cooperação e Agroecologia) e contou com o apoio da Fundação Interamericana, Cresol, Coopertec e Cecafes.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress