Floresça onde você está plantada

  • -

Floresça onde você está plantada

Este foi o tema que guiou o Encontro de Mulheres da Regional Campos Gerais, reunindo representantes de diversos municípios do Paraná, no dia 12 de março de 2022, na sede da Associação Menonita Beneficente, em Palmeira.

Mulheres do meio urbano organizadas pela Regional da Cobim dos Campos Gerais, juntamente com a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, foram convidadas através das reflexões e dinâmicas a se aproximarem da realidade da agricultura familiar, estreitando assim a relação consumidor/a e agricultor/a, para que saibam a origem dos alimentos.

A recepção foi com um delicioso e diversificado café da agrobiodiversidade, com alimentos produzidos por sete agricultoras familiares da zona rural de Palmeira. Elas utilizaram alimentos cultivados e beneficiados em suas propriedades e trouxeram em forma de suculentos pratos com muito amor e sabor vindo da roça!

Um ponto reforçado no encontro foi a importância de comprar alimentos direto dos agricultores e a diferença da compra no mercado. O consumo de alimentos vindos da agricultura familiar cria uma relação de comércio justo e solidário, gerando renda para as famílias agricultoras e incentivando sua permanência no campo, além de garantir uma alimentação saudável e diversificada para quem está na cidade.

O Grupo Quintais Produtivos, formado por mulheres rurais do município de Palmeira/PR, foi inspiração para o encontro “Floresça onde você está plantada”, trazendo experiências de geração de renda com produção e beneficiamento de alimentos e, também, artesanato. O intuito é compartilhar conhecimentos e valorizar o trabalho das mulheres com tudo que produzem ao redor da casa. Cada uma apresentou em mãos os seus produtos oriundos das propriedades.

O objetivo do encontro foi cumprido com êxito! Conscientizar as mulheres consumidoras da origem de seu alimento e fortalecer as dinâmicas de comercialização local.

A produção audiovisual foi coordenada pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. Esse vídeo é parte do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, onde participam CEPAGRO, Centro Vianei de Educação Popular, CETAP e AS-PTA, com apoio da Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress