Famílias agroecologistas de Itatiba do Sul recebem incentivo para produção

  • 0

Famílias agroecologistas de Itatiba do Sul recebem incentivo para produção

Pagamento faz parte do Programa Municipal de Apoio à Agroecologia de Itatiba do Sul – RS

A Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS, através da Secretaria da Fazenda e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, efetuou no dia 23 de abril o pagamento dos recursos destinados ao Programa Municipal de Incentivo à Produção Orgânica e Agroecológica.

O programa, criado em 2019, prevê um auxílio financeiro de R$ 500,00 em insumos ou equipamentos, por unidade de produção de alimentos agroecológicos e faz parte das ações que o poder público municipal desenvolve no município em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP e a Associação Regional de Cooperação e Agroecologia – Ecoterra.

As famílias que desejam ser beneficiárias do programa devem realizar a comercialização de produtos orgânicos, possuir certificação de produção orgânica ou estar em processo de transição para agroecologia, além de participar do curso de formação e capacitação sobre agroecologia, promovido pelo CETAP, em conjunto com outras entidades parceiras.

Neste ano 26 famílias foram contempladas pelo programa, sendo que todas recebem acompanhamento técnico do CETAP para auxiliar na aplicação dos recursos que são destinados exclusivamente para produção orgânica. Grande parte dos produtos são adquiridos pela Ecoterra, que integra o Circuito Sul de comercialização da Rede Ecovida, o que permite aos agricultores ecologistas da região terem sua comercialização garantida, acessando mercados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Esta experiência foi uma das 700 políticas e programas municipais que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar mapeadas pela Articulação Nacional de Agroecologia – ANA em todo o país. Este programa demonstra como a intervenção pública a partir do poder executivo municipal pode promover a segurança alimentar e nutricional no campo e na cidade.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress