Evento reúne empresários de restaurantes para divulgar possibilidades de uso e comercialização de frutas nativas

  • -

Evento reúne empresários de restaurantes para divulgar possibilidades de uso e comercialização de frutas nativas

Nossas florestas têm muitos sabores. Das muitas frutas que conhecemos, você sabe quais são nativas do sul do Brasil? Os sabores regionais estão sendo cada vez mais valorizados. Além de ser uma importante fonte de renda, estes produtos destacam a cultura regional brasileira e sua produção contribui no fortalecimento da agroecologia.

No dia 26 de agosto, no Guaraipo Bar e Cozinha, em Farroupilha/RS, foi realizado um evento para oportunizar a empresários de empreendimentos gastronômicos da serra gaúcha conhecerem produtos de frutas nativas do Rio Grande do Sul, como guabiroba, uvaia, jabuticaba, araçá, butiá, pinhão entre outros disponíveis para a elaboração de pratos, sobremesas e bebidas. Durante o encontro foram degustadas diferentes bebidas e pratos elaborados com frutas nativas da nossa floresta.

Também participaram do encontro representantes de grupos de agricultores, assessores técnicos que acompanham os produtores e empreendimentos que trabalham com produtos do extrativismo sustentável. Entre os produtos expostos estavam camisetas de algodão orgânico tingidas com tinturas naturais oriunda de espécies nativas, assessórios de madeira para cozinha e sabonetes artesanais que utilizam na elaboração óleos, essências, hidrolatos e polpas de espécies nativas.

O objetivo é proporcionar que as unidades de processamento e os empreendimentos urbanos de elaboração e comercialização de produtos das frutas nativas possam divulgar e abrir novas perspectivas de comercialização para seus produtos. Através destes encontros, busca-se aproximar quem produz, processa, comercializa e compra, não só para gerar renda, mas também para, gradativamente, ampliar a sensibilização do público urbano sobre a importância da conservação ambiental, através do uso sustentável da vasta diversidade vegetal presente no Rio Grande do Sul.

O evento foi promovido pela Cadeia Solidária das Frutas Nativas do RS, tendo como organizadores o Cetap (Centro de Tecnologias Alternativas Populares), o empreendimento Encontro de Sabores e a equipe do Restaurante Vale Rústico. O Sebrae e o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho também ajudaram a divulgar a atividade. Este projeto conta com o apoio da Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS) e da RGE Sul Distribuidora de Energia. As atividades de divulgação dos produtos e fortalecimento das unidades produtoras também conta com o apoio do Ecoforte – Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica.

Wordpress Photo Gallery


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress