Estudantes de nutrição visitam produção de alimentos em agrofloresta e conhecem a experiência do Grupo Pé na Terra

  • -

Estudantes de nutrição visitam produção de alimentos em agrofloresta e conhecem a experiência do Grupo Pé na Terra

Um grupo de alunos do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo realizou um intercâmbio para conhecer a produção de alimentos em sistema agroflorestal e também a experiência do Grupo Pé na Terra. A atividade realizada no dia 29 de setembro, em Sananduva/RS, contou a participação de 27 pessoas e foi organizada pela equipe técnica do CETAP, juntamente com o Grupo Pé na Terra e a professora Cintia Gris, do curso de Nutrição da UPF.

O objetivo da atividade foi oportunizar uma vivência com relação a produção de alimentos agroecológicos em sistema agroflorestal, além de propor uma reflexão sobre a forma de cultivar alimentos, a organização da produção e a certificação orgânica. Também foi abordado o papel das abelhas na polinização e sua relação com a produção e a diversidade alimentar, o processamento dos alimentos e dinâmicas de comercialização.

Na parte da manhã foi realizada uma visita no Sítio Dossel, na comunidade de Lajeado Bonito, onde foi feita uma contextualização histórica sobre os modelos de produção agrícola e do sistema produtivo que a propriedade utiliza hoje. Na sequência, foi realizada uma visita no sistema agroflorestal, onde foram apresentadas as técnicas utilizadas para produção, bem como os manejos adotados. No sistema agroflorestal deste sítio são produzidos mais de 100 tipos de alimentos.

Ao meio dia, o almoço foi na Utopia Gastronomia Artesanal, onde parte da produção do Sítio Dossel e do Sítio Viva Flor é processada e servida aos clientes em pratos diversos. Na oportunidade, a chef de cozinha e sócia do estabelecimento falou da relação com os agricultores locais e como o cardápio do estabelecimento se adapta à produção disponível em cada estação.

O Grupo Pé na Terra é formado pelo Restaurante e Pub Utopia Gastronomia Artesanal e pelos sítios Dossel e Viva Flor. Esta parceria possibilita processar diversos alimentos produzidos nos sítios e também a realização de uma Feira Ecológica, todas as terças-feiras, no espaço do Utopia Gastronomia Artesanal.

No período da tarde, foi realizada uma conversa sobre a relação das abelhas, especialmente as abelhas nativas sem ferrão e a produção diversificada de alimentos orgânicos. Ainda foi realizado um momento final para esclarecer dúvidas sobre o processo de certificação orgânica através do Sistema Participativo de Garantia – SPG. Este intercâmbio integrou as ações do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido pelo CETAP em parceria com a Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress